Rali da Córsega: Novos WRC com 10.000 curvas pela frente
Arranca amanhã com o shakedown o Rali da Córsega, quarta prova do WRC 2017 e a primeira em piso de asfalto, uma novidade total para as equipas, pois trata-se de um asfalto completamente diferente do que ‘apanharam’ em Monte Carlo, em que têm de afinar os seus carros para a neve e gelo. Exatamente seis meses depois da visita à Córsega em 2016, o WRC volta à ilha francesa, pois a prova passa a surgir bem mais cedo no calendário, tal como sucedia no passado.
Devido ao pouco tempo para preparar novo rali, a organização decidiu repetir o esquema da última edição, com a principal diferença a ser o facto de ter deixado de existir parque fechado no centro de Bastia. Ao todo, serão 316 Km de troços cronometrados, para um percurso total de 1080 Km. O aeroporto de Bastia será a base do rali, e o início competitivo dar-se-á na manhã de sexta. É a primeira vez em vários anos [2009 quando a Irlanda abriu o campeonato] que existe uma ronda só de asfalto tão cedo no calendário. O Rali da Córsega está a ser muito aguardado, já que as equipas estão ansiosas para saber como ‘respondem’ os novos carros em asfalto.
A lista de inscritos original tinha 83 participantes, com um recorde de 12 WRC versão 2017, 15 no WRC2 e no WRC3 e dois R-GT (Dumas de Porsche e Delecour de Abarth 124 Rally), mas entretanto Mads Ostberg já anunciou que não vai estar presente. Está em Fafe a testar! Vão ainda correr dois Fiesta WRC, mas que correm em França, um deles para o co-proprietário da Altice, dona da PT (Portugal Telecom) Armando Pereira. Dos 15 WRC3 presentes 10 serão inseridos no WRC Júnior, que terá na Córsega a sua primeira ronda. Vão estar presentes 22 carros R5 e pela primeira vez a Citroën vai ter os seus três pilotos aos comandos do C3 WRC, sendo que desta forma só a Toyota vai continuar apenas com os dois Yaris WRC, devendo ser precisamente em Portugal que Esapekka Lappi se irá estrear.
Ao fim das três primeiras rondas a M-Sport está à frente do campeonato de construtores com 36 pontos de vantagem sobre a Toyota e com a Hyundai e a Citroën 10 pontos atrás, cada. No campeonato de pilotos Sebastien Ogier lidera com oito pontos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Ott Tanak é terceiro. No WRC2 Pontus Tidemand, piloto oficial da Skoda, lídera, também com oito pontos de vantagem sobre Eric Camilli. No WRC3 Raphael Astier lidera com Luca Panzani a ser segundo. Nesta competição nenhuma equipa pontuou na Suécia e no México.
Como preparação para a prova, a Citroën realizou quatro dias de testes na Córsega, com o objetivo de preparar o carro para mais uma vitória, depois do México, mas os resultados dos três pilotos da equipa na ilha não têm sido os melhores. Kris Meeke foi apenas quarto em 2015, enquanto o ano passado o britânico conseguiu ganhar apenas alguns troços. Já a Hyundai fez cinco dias de testes na Córsega (dois para Neuville e Sordo e um para Paddon). A marca coreana já esteve perto de vencer dois ralis mas é a única até agora a não ter subido ao lugar mais alto do pódio. A M-Sport realizou quase 1200 Km em testes para a Córsega. Por fim, a Toyota testou durante cinco dias. Os desenvolvimentos no carro devem ter resolvido os problemas de travões que afetaram a equipa no México, pois a equipa colocou muita atenção nesse particular, pois se há algo que o Rali da Córsega é exigente nos carros, é com os travões…
Como se calcula, sem haver referências, não é possível apontar favoritos para esta prova, mas há um dado curioso. Nos últimos dois anos venceram nesta prova Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, agora na M-Sport e Toyota. A equipa que mais vezes venceu o Rali da Córsega nos últimos anos em que o rali de França se realizou na ilha, foi a Citroën. Por isso, se calhar é a vez da Hyundai, finalmente confirmar com um resultado o andamento dos seus carros. Será desta?
Rodrigo Fernandes/Martin Holmes
HORÁRIO
5ª Feira, 6 de abril
Shakedown (Sorbo Ocagnano) 5.40 km 6. 4. 78:00
6ª Feira, 7 de abril/1. etapa
PE1 Pietrosella – Albitreccia 1 31.20 km 7. 4. 08:22
PE2 Plage du Liamone – Sarrola Carcopino 1 29.12 km 10:14
PE3 Pietrosella – Albitreccia 2 31.20 km 13:11
PE4 Plage du Liamone – Sarrola Carcopino 2 29.12 km 15:03
Assistência Flexi Service A – Bastia – 45 Min 19:33
Sábado, 8 de abril/2. etapa
Assistência Service B – Bastia – 15 Min 8. 4. 07:00
PE5 La Porta – Valle di Rostino 1 48.71 km 08:10
PE6 Novella 1 17.25 km 09:47
service Service C – Bastia – 30 Min 12:47
PE7 La Porta – Valle di Rostino 2 48.71 km 14:12
PE8 Novella 2 17.25 km 15:49
Assistência Flexi Service D – Bastia – 45 Min 18:39
Domingo, 9 de abril/3. etapa
Assistência Service E – Bastia – 15 Min 9. 4. 06:15
PE9 Antisanti – Poggio di Nazza 53.78 km 07:58
PE10 Porto Vecchio – Palombaggia [Power Stage] 10.42 km 11:08
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI