Rali da Córsega 1984: a 1ª vez no WRC em que a chuva ‘provou’ 4X4 em asfalto
Até aquele momento, os carros de quatro rodas motrizes tinham dominado o Mundial de Ralis, mas nunca numa prova de asfalto. Nos troços secos, os leves e ágeis bólides de tração traseira ainda reinavam. Foi então que, naquele Rali da Córsega em 1984, a chuva virou o jogo, e os carros 4×4 finalmente mostraram o seu valor em condições de baixa aderência. No final, a Lancia ficou com o triunfo, mas as máquinas de tração integral deixaram uma marca impressionante.
Dentre os 30 troços do rali, o piloto Attilio Bettega, com o Lancia 037 Rally, venceu 12, enquanto Markku Alén, também da Lancia, levou 5. Ari Vatanen, no estreante Peugeot 205 Turbo 16, surpreendeu ao vencer 7 e liderou de forma intensa entre o oitavo e o décimo nono troço, algo que nunca havia sido visto num carro 4×4 em asfalto.
A Peugeot, que fazia ali a sua estreia em competições de alto nível, surpreendeu a todos, inclusive a si mesma. A marca francesa, sem histórico em carros de ponta no Mundial, apresentava uma equipa que mal havia trabalhado junta, com Ari Vatanen de volta após um período afastado e o seu companheiro de equipe, Jean Pierre Nicolas, saído da ‘reforma’. Mesmo assim, após oito troços, a Peugeot encontrava-se na liderança. O seu objetivo, inicialmente, era apenas terminar o rali.
A Lancia, por sua vez, começou a prova de maneira discreta, algo estranho para uma equipa que tinha vencido o campeonato de 1983, derrotando a poderosa Audi. O ano de 1984, porém, era diferente. Sem vitórias até então e ciente de que a tração integral era o futuro — já que desenvolvia o Delta S4 com essa tecnologia —, a Lancia enfrentava dificuldades em repetir o feito.
Na verdade, todos, inclusive a Lancia, estavam ansiosos para ver o que o novo Peugeot poderia fazer. Esse carro apresentava um conceito semelhante ao dos rivais, mas era mais extremo em vários aspetos. No entanto, nenhum veículo até então havia provado a eficácia do 4×4 num rali de asfalto.
A Córsega era e é um palco peculiar, com suas estradas sinuosas e desafiadoras. Naquela edição de 1984, o piso estava molhado, tornando difícil avaliar se o Audi Sport Quattro se destacaria.
O motor, potente e robusto, era promissor, mas o chassis curto deixava dúvidas, e problemas de aquecimento impediram Walter Rohrl de explorar todo o potencial do carro. A Lancia chegou com cinco carros, enquanto a Audi apostou em dois veículos de fábrica e um modelo anterior para Bernard Darniche.
Nos primeiros troços, parecia que só a Renault poderia competir em velocidade com a Lancia.
A marca italiana apostava em carros oficiais da Martini, enquanto Biasion e Vudafieri pilotavam para o Jolly Club/Totip, e Andruet para a Total Chardonnet.
Bettega assumiu a liderança, superando até o trauma do acidente na Córsega em 1982 e o seu retorno apreensivo às corridas no ano seguinte. Lamentavelmente, ele perderia a vida ali no ano seguinte.
A chegada de Bettega à Córsega já fora marcada pelo acidente no Rali Costa Esmeralda, onde o seu copiloto Maurizio Perissinot ficou ferido. Na Córsega, competiu com Sergio Cresto, copiloto que leu as notas de Perissinot. Também ele, nessa mesma prov,a dois anos depois perderia a vida, na altura, com Henri Toivonen, que também morreu…
Na segunda etapa, Vatanen começou a mostrar o potencial do Peugeot, mas Bettega estava a perder terreno. Alén, por sua vez, chegou a um ponto de assistência após a sétima especial com a frente do carro mal tratada, o que não tinha ocorrido em dois anos de atividade do Lancia 037.
A tensão aumentou; o troço seguinte prometia ser decisivo. As condições estavam traiçoeiras: as estradas estavam húmidas demais para pneus slicks, mas secas demais para pneus de chuva. A maioria dos pilotos, incluindo a Lancia, apostou nos slicks, o que lhes causou problemas. Os carros 4×4, por outro lado, mostraram-se superiores.
O nevoeiro e a chuva criaram uma confusão no percurso, e Bettega furou dois pneus ao colidir com uma pedra. O caos instalou-se, e os pneus sobressalentes vieram de todos os lados, inclusive do helicóptero de apoio. Apesar do atraso, os competidores seguiram adiante, embora o Lancia de Bettega jamais voltasse a desempenhar perfeitamente.
A Peugeot liderava quando Nicolas perdeu tempo devido a um pneu furado. Ao chegar a Bastia, Vatanen mantinha quase cinco minutos de vantagem sobre Alén e mais de seis minutos à frente de Biasion. Bettega, com atraso de 25 minutos, ocupava o décimo terceiro lugar.
No dia seguinte, ainda com o piso molhado, Vatanen optou por pneus inadequados e Alén reduziu a vantagem. O Peugeot enfrentava uma pressão crescente, e Vatanen teve um novo furo, colocando Alén a apenas 80 segundos de distância. Tanto a Lancia quanto a Audi perderam carros no mesmo ponto crítico: o de Vudafieri estava irrecuperável, enquanto Darniche precisou fazer um desvio.
Em Calvi, Vatanen ainda liderava com uma vantagem de 107 segundos. Para a Lancia, a situação era ambígua: enquanto Blomqvist, último Audi na corrida, avançava ao sexto lugar, a Lancia via na Peugeot uma aliada potencial contra a Audi. Decidiram ajudar a Peugeot, emprestando até o helicóptero para otimizar as escolhas de pneus e impedir que Blomqvist alcançasse Nicolas.
Assim, o Rali da Córsega de 1984 terminou como um evento repleto de reviravoltas, onde os carros 4×4 provaram o seu valor e o asfalto da Córsega revelou uma nova era para o Mundial de Ralis, sob a chuva que trouxe novos horizontes para a tração integral.
Martin Holmes, In Memoriam
FOTOS Martin Holmes e Peugeot
Classificação
Pos Piloto/Navegador Carro Gr Tempo/dif
1 Alen, Markku Lancia Rally 037 evo B 13h 24m 56s
2 Biasion, Massimo Lancia Rally 037 evo B +4m 15s
3 Ragnotti, Jean Renault 5 Turbo B +8m 20s
4 Nicolas, Jean-Pierre Peugeot 205 Turbo 16 B +19m 54s
5 Blomqvist, Stig Audi quattro A2 B +20m 59s
6 Andruet, Jean-Claude Lancia Rally 037 B +23m 11s
7 Bettega, Attilio Lancia Rally 037 evo B +30m 44s
8 Chatriot, Francois Renault 5 Turbo B +32m 29s
9 Frequelin, Guy Opel Manta 400 B +43m 57s
10 Loubet, Yves Alfa Romeo GTV6 A +1h 23m 15s
11 Casanova, Gilbert Talbot Samba B +1h 38m 04s
12 Kruger, Philippe Talbot Samba B +1h 48m 34s
13 Grundel, Karl Volkswagen Golf GTi A +1h 49m 07s
14 van Dijk, Tycho Porsche 911 B +1h 50m 02s
15 Bartoli, Camille Renault 5 Turbo B +1h 55m 25s
16 Thomasse, Pascal Renault 5 Turbo B +2h 00m 01s
17 Deriu, Jean-Pierre Renault 11 Turbo N +2h 04m 34s
18 Balas, Bertrand Alfa Romeo GTV6 A +2h 05m 03s
19 Fazi, Pierre F. Opel Ascona A +2h 27m 03s
20 Raymond, Serge Citroen Visa B +2h 28m 12s
21 Oreille, Alain Renault 11 Turbo N +2h 36m 51s
22 Metiffiot, Franck Opel Ascona A +2h 38m 42s
23 Digiacomi, A-M Renault 5 Turbo B +2h 39m 49s
24 Albertini, F. Talbot Samba A +2h 43m 39s
25 Murroni, Michel Renault 5 Turbo B +2h 48m 31s
26 Simoni, J-P Fiat Ritmo N +2h 53m 08s
27 Martin, Jacques Alfa Romeo GTV6 N +3h 01m 51s
28 Morelli, G. Citroen Visa B +3h 04m 47s
29 Arena, I. Peugeot 205 GTI N +3h 13m 46s
30 Silvani, Jean-Charles Renault 5 Alpine N +3h 14m 07s
31 Allard, C. Talbot Samba A +3h 16m 31s
32 Meylan, Paul-Marc Nissan 240 RS B +3h 23m 08s
33 Jongerlinck Fiat Ritmo N +3h 25m 31s
34 Campana, P. Renault 5 Turbo B +3h 26m 01s
35 Vignon, Didier Peugeot 205 GTI N +3h 31m 35s
36 Letulzeau, G-Y Volkswagen Golf GTi A +3h 40m 03s
37 Bondrille, Jean Opel Ascona 400 B +3h 40m 21s
38 Tomasella, C. Fiat Ritmo N +3h 51m 25s
39 Venturini, A-M Renault 5 A +3h 54m 22s
40 Bastide, B. Volkswagen Golf GTi A +3h 55m 01s
41 Derreumaux, Thierry Talbot Samba A +4h 00m 39s
42 Honrath, Horst Audi 80 quattro A +4h 10m 11s
43 Colonna, J-L Opel Ascona A +4h 10m 12s
44 Gambarelli, R. Volkswagen Golf GTi N +4h 14m 40s
45 Andreucci, M. Renault 5 Alpine Turbo A +4h 24m 37s
46 Salasca, D. Peugeot 205 GTI N +4h 27m 39s
47 Peretti, A. Citroen Visa B +4h 28m 10s
48 Tomei, P. Talbot Samba A +4h 47m 30s
49 Barbezat, Michel Opel Kadett A +4h 51m 44s
50 Fontaine, B. Peugeot 205 GTI N +5h 03m 16s
51 Sodini, D. Talbot Samba N +5h 12m 55s
52 Struyf, M. Renault A +5h 16m 36s
53 Bassoul, F. Talbot Samba A +5h 26m 53s
54 Santini, F. Renault 5 Alpine N +5h 39m 04s
55 Maurel, Bernard Ford Fiesta XR2 A +5h 41m 10s
56 Fabiani, J.F. Opel Corsa A +5h 42m 41s
57 Gianotto, A. Ford Escort RS N +5h 43m 15s
58 le Behot, Philippe Citroen Visa B +5h 55m 49s