Rali da Catalunha: Segundo ‘match-point’ para Sébastien Ogier
Bastam 20 pontos para que tanto a Volkswagen como Sébastien Ogier assegurem na próxima semana a revalidação dos títulos do WRC. A vantagem de correr em asfalto está garantida, resta saber se a transformam em ‘match-point’. No primeiro, na Córsega, era quase impossível, agora, na Catalunha, é fortemente provável. Se o conseguir, iguala os ‘monstros’ Juha Kankkunen e Tommi Makinen, que têm ambos quatro títulos mundiais. Chegar aos nove de Sébastien Loeb é outra loiça…
São pouquinhos e nem é necessário vencer para conseguirem renovar os campeonatos obtidos nos últimos três anos. Depois do triunfo inaugural na Córsega, Sébastien Ogier chega à Catalunha com a certeza de que necessita de apenas 16 pontos para conquistar o quarto título da carreira. Para a Volkswagen o objetivo está à distância de 20 pontos, mas com três pilotos a pontuarem para a causa, parece garantido que pelo menos uma festa irá ter lugar no parque de assistência da equipa no próximo fim-de-semana. No entanto, nem tudo são favas contadas, como se viu o ano passado, quando Ogier, líder destacado, cometeu um erro na Power Stage e última classificativa da prova, entregando de bandeja o triunfo a Andreas Mikkelsen.
A prova catalã mantém uma estrutura mista de asfalto e de terra que a torna única no campeonato, repartida por 19 classificativas e 340,32 km cronometrados. Abrange sobretudo a zona sul de Barcelona e as estradas montanhosas de Tarragona. A sexta-feira da competição decorre predominantemente em terra, com seções em asfalto na especial de Terra Alta. Já a segunda e terceira etapas são totalmente em asfalto. As passagens por Vilaplana e o troço de Alcover-Capafonts, aliados ao facto de a primeira classificativa de domingo (Pratdip) decorrer no escuro pelos primeiros pilotos a irem para a estrada, são as grandes novidades do evento.
Horário:
ABERTURA, QUINTA, 13 DE OUTUBRO
18H06 SS1 (BARCELONA – 3,2 KM)
ETAPA 1, SEXTA, 14 DE OUTUBRO
10:08 SS 2 (CASERES 1 – 12,5 KM)
10:36 SS 3 (BOT 1 – 6,5 KM)
11:11 SS 4 TERRA ALTA 1 – 38,95 KM)
14:18 SS 5 CASERES 2 – 12,5 KM)
14:46 SS 6 BOT 2 – 6,5 KM)
15:21 SS 7 (TERRA ALTA 2 – 38,95 KM)
ETAPA 2, SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
8:10 SS 8 (VILAPLANA – 6,28 KM)
8:49 SS 9 (ALCOVER-CAPAFONTS 1 – 19,93 KM)
10:21 SS 10 (QUEROL 1 – 21,26 KM)
11:03 SS1 (EL MONTMELL 1 – 24,14 KM)
13:57 SS 12 (ALCOVER-CAPAFONTS 2 – 19,93 KM)
15:29 SS 13 (QUEROL 2 – 21,26 KM)
16:11 SS 14 (EL MONTMELL 2 – 24,14 KM)
18:00 SS 15 (SALOU – 2,24 KM)
ETAPA 3, DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
7:24 SS 16 (PRATDIP 1 – 19,3 KM)
8:13 SS 17 (DUESAIGÜES 1 – 12,1 KM)
10:39 SS 18 (PRATDIP 2 – 19,3 KM)
12:08 SS 19 (DUESAIGÜES 2 – 12,1 KM)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
devo ter falhado a notícia em que o Ogier manifestou o seu pesar pelos adversários que saíram prejudicados na Córsega, por partirem atrás. estou certo que foi falha minha, pois ele tem sido tão veemente a criticar o prejuízo de partir à frente nas provas de terra que, de certo, terá agora tido uma palavra de conforto para quem, no asfalto, parte mais atrás. Aliás, mesmo que ele não quisesse falar nisso, os jornalistas tão prestáveis sempre para ouvir as suas queixas, não deixariam agora de o questionar. Foi de certo falha minha. alguém me indica, por favor, onde está… Ler mais »
Este è o habitual periodo de ” 3 meses de silencio” do Ogier. Na sexta, em Espanha, jà vamos ouvir qualquer coisa… mas serà em Gales e na Australia que ele vai dizer que desiste do WRC se nao mudarem as regras.