Rali da Argentina: Elfyn Evans comanda no final da manhã
A manhã do primeiro dia do Rali da Argentina acabou com mais uma vitória de Elfyn Evans. O piloto do Fiesta WRC está imparável e já tem 30,1s de vantagem para o segundo classificado, Jari-Matti Latvala. Elfyn Evans, nono na estrada, cedo foi para a frente do rali “a estrada estava limpa, era fácil ver a trajetória…”
Mads Ostberg, a fazer o segundo rali no Fiesta de 2017, está a surpreender e fecha o pódio. Elfyn Evan aproveitou bastante bem a sua posição na estrada e exceção feita ao líder, que se destacou, todo o grupo seguinte está bem ‘junto’, já que entre segundo (Latvala) e sexto (Neuville) há apenas 20 segundos.
Latvala já dista 30.1s da frente, queixando-se que “está muito mais duro do que esperava “Penso que este é o rali mais duro do ano. Não podemos atacar todo o tempo. Posso andar mais mas tenho que ponderar o risco” disse. Mads Ostberg é terceiro, revelando que as condições foram um “horror”. Mesmo assim, tem 4.2s de avanço para Ott Tanak.
Ogier revelou no final da manhã que este rali é mais para sobreviver que outra coisa qualquer. O francês foi o primeiro a ceder tempo, 17.9s devido a “uma nota errada, fui em frente e fiquei num buraco. Perdi cinco ou seis segundos só aí…”. Hayden Paddon, vencedor da edição do ano passado, capotou, perdendo mais de três minutos e acrescentando muito trabalho na lista dos ses mecânicos na assistência.
Craig Breen sofreu com a sua inexperiência na Argentina “as compressões da suspensão fizeram-me perder confiança” algo que também sucedeu com Meeke, provavelmente uma suspensão não muito bem acertada para o estado dos troços nos Citroën. Meeke confirmou isso mesmo ao sair de estrada depois duma ‘compressão’ que catapultou o carro. Capotou e danificou o para brisas. Mas continuou. Perdeu seis minutos e caiu para 15º. Breen chegou ao fim do dia em oitavo e Juho Hanninen teve problemas com o motor do seu Toyota chegando ao fim do dia em 10º, a mais de três minutos do líder. Dani Sordo teve que parar 10 minutos para reparar um braço da direção do seu Hyundai i20 WRC. No WRC2 Pontus Tidemand está à frente com uma vantagem de 1m42,3s sobre Gustavo Seba e a fechar o pódio está Pedro Heller. Gorban lídera o WRC Trophy, sendo o único piloto na competição.
Classificação após 5ª PE
1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 43m24,1s
2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 30,1s
3º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 35,6s
4º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 39,8s
5º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 41,7s
6º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 50,2s
7º Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin (Ford) + 2m15,1s
8º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m11,8s
9º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 3m15,5s
10º Juho Haninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 3m31,0s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI