Rali da Alemanha, PE21: Segunda vitória de Ott Tanak
Ott Tanak assegurou na Alemanha a sua segunda vitória do ano e da carreira, e logo num rali de asfalto, que nunca foi a sua ‘praia’. O piloto estónio ainda perdeu o primeiro lugar para Andreas Mikkelsen na quarta especial, mas recuperou-a na sétima para nunca mais a largar, não cometendo o mais pequeno erro, ao contrário de Mikkelsen, que começou a perder o rali nos 41.97 km de Panzerplatte I onde foi demasiado cauteloso, deixando Tanak descolar para 15.3s, o que o estónio aproveitou até porque na especial seguinte o piloto da Citroën fez mais um pião e deixou o motor do C3 WRC calar-se, com a margem a passar para 25.7s, ficando desta forma Tanak bastante bem encaminhado para vencer, o que sucedeu com todo o mérito. Ainda se chegou a pensar que Ogier pudesse passar e Mikkelsen e se isso sucedesse Wilson já tinha avisado que iria impor ordens de equipas, mas Ogier nem sequer o tentou, preferindo assegurar os 15 pontos do terceiro lugar, mas dois na PoweStage.
Andreas Mikkelsen assegurou aqui o seu melhor resultado em três ralis com a Citroën. Depois de um oitavo posto na Sardenha e um nono na Polónia, o piloto norueguês esteve na luta pelo triunfo nesta prova até aos dois erros que cometeu e que tornaram o objetivo de vencer bem mais complicado. De qualquer forma, o trabalho na Citroën parece estar a dar frutos, pois claramente a equipa francesa teve carro para vencer, e neste caso também piloto. Erros à parte…
Sébastien Ogier foi terceiro e faz aqui uma grande operação no campeonato, já que soma os 15 pontos relativos ao terceiro lugar, xx na Power Stage e vê Neuville a espalhar-se ao comprido no rali e na PowerStage, não conseguindo sequer somar um ponto, quando tinha uma oportunidade para recuperar alguns ao francês. Não foi o que aconteceu e Neuville sai da Alemanha a 17 pontos de Ogier na luta pelo campeonato, quando faltam apenas três provas para o final. Nada está resolvido, mas está bastante bem encaminhado.
Thierry Neuville claramente não terminou o rali da forma que esperava, pois o seu tempo na PowerStage foi muito mau acontecendo-lhe precisamente o contrário do que preconizou, e sai da Alemanha sem qualquer ponto: “Não guiei ontem e por isso não pude afinar melhor o carro. Vamos ver como vai ser o campeonato, aqui fiz o que pude” disse um desalentado Neuville que vai para Espanha a 17 pontos de Ogier. De qualquer forma, tudo está nas mãos de cada um dos pilotos, pois se Neuville vencer três vezes (dependendo dos números das PowerStage) é campeão…
Bom quarto lugar para Juho Hanninen, que depois do pódio na Finlândia, está a reagir bem ao facto de Esapekka Lappi ter precisado apenas de quatro ralis para chegar aos triunfos, não ‘oferecido’, mas ‘conquistado’. Claramente, o finlandês encontrou nos últimos tempos algo que não teve nos primeiros ralis do ano e com estas prestações começa a dar sinais a Tommi Makinen que pode contar com ele mais algum tempo. Mais informação dentro de momentos.
Tempos Online – CLIQUE AQUI
[soliloquy id=”326677″]
1 | Tänak Ott / Järveoja M. | Ford Fiesta WRC | 02:57:31.7 |
2 | Mikkelsen A. / Jæger Anders | Citroën C3 WRC | 00:00:16.4 |
3 | Ogier S. / Ingrassia J. | Ford Fiesta WRC | 00:00:30.4 |
4 | Hänninen Juho / Lindström Kaj | Toyota Yaris WRC | 00:01:49.2 |
5 | Breen Craig / Martin Scott | Citroën C3 WRC | 00:02:01.5 |
6 | Evans Elfyn / Barritt Daniel | Ford Fiesta WRC | 00:02:03.4 |
7 | Latvala J. / Anttila Miikka | Toyota Yaris WRC | 00:03:58.2 |
8 | Paddon Hayden / Marshall S. | Hyundai i20 Coupe WRC | 00:04:32.4 |
9 | Kremer Armin / Winklhofer P. | Ford Fiesta WRC | 00:10:19.4 |
10 | Camilli Eric / Veillas B. | Ford Fiesta R5 | 00:10:44.3 |
11 | Kopecký Jan / Dresler Pavel | Škoda Fabia R5 | 00:11:32.4 |
12 | Tidemand Pontus / Andersson Jonas | Škoda Fabia R5 | 00:12:35.0 |
13 | Gilbert Quentin / Jamoul Renaud | Škoda Fabia R5 | 00:13:47.7 |
14 | Loubet P. / Landais Vincent | Ford Fiesta R5 | 00:14:33.2 |
15 | Tempestini S. / Bernacchini G. | Citroën DS3 R5 | 00:14:35.1 |
16 | Suninen Teemu / Markkula Mikko | Ford Fiesta R5 | 00:15:01.5 |
17 | Griebel Marijan / Kopczyk Stefan | Škoda Fabia R5 | 00:15:29.8 |
18 | Guerra Benito / Cue Daniel | Škoda Fabia R5 | 00:16:53.8 |
19 | Bergkvist Emil / Fløene Ola | Citroën DS3 R5 | 00:17:49.2 |
20 | Ten Brinke B. / Thierie Davy | Škoda Fabia R5 | 00:17:59.5 |
21 | Lappi Esapekka / Ferm Janne | Toyota Yaris WRC | 00:18:05.2 |
22 | Bonato Yoann / Boulloud B. | Citroën DS3 R5 | 00:20:23.0 |
23 | Lim Chewon / Wydaeghe M. | Hyundai i20 R5 | 00:21:36.3 |
24 | Pieniążek Ł. / Mazur P. | Peugeot 208 T16 | 00:22:57.9 |
25 | Raoux J. / Galmiche I. | Citroën DS3 WRC | 00:24:47.5 |
26 | Serderidis J. / Miclotte F. | Citroën DS3 WRC | 00:26:23.5 |
27 | Huttunen Jari / Linnaketo Antti | Opel Adam R2 | 00:29:03.4 |
28 | Gassner H. / Kramer Jasmin | Toyota GT86 CS-R3 | 00:31:38.6 |
29 | Boland Eamonn / Morrissey M. | Ford Fiesta R5 | 00:31:41.3 |
30 | Van der Marel T. / Van der Marel R. | Opel Adam R2 | 00:32:18.5 |
31 | Tannert Julius / Heigl Jürgen | Ford Fiesta R2T | 00:33:22.7 |
32 | Gassner Hermann / Thannhäuser K. | Mitsubishi Lancer Evo X | 00:34:50.4 |
33 | Sordo Dani / Martí Marc | Hyundai i20 Coupe WRC | 00:35:19.0 |
34 | Gropp Uwe / Ostlender Hanna | Citroën DS3 R3T | 00:42:03.9 |
35 | Astier Raphaël / Vauclare F. | Peugeot 208 R2 | 00:44:44.0 |
36 | Solans Nil / Ibañez Miquel | Ford Fiesta R2T | 00:45:43.3 |
37 | Brazzoli Enrico / Barone Maurizio | Peugeot 208 R2 | 00:48:34.6 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este Tanak está um pilotaço. Agora até já em asfalto se safa com mestria. Com um pouco de sorte….Ainda entra nas contas do Título.
Já é dificil chegar ao titulo, mas mesmo que desse enquanto o Ogier lá estiver a Red Bull não deixa e o dinheiro fala mais alto.
Pois não sei…Podem haver azares….Ogier têm nos evitado, mas….Ainda há bastantes variáveis.