Porto Street Stage é a maior novidade do Vodafone Rally de Portugal 2016
Foi apresentado hoje na Exponor o Vodafone Rally de Portugal 2016, evento cujas grandes novidades passam para ida do rali à baixa do Porto, através da Porto Street Stage e a dupla passagem pelo troço de Vieira do Minho que ao contrário de 2015, este ano tem duas passagens, apesar da diminuição da quilometragem da especial, que passa a terminar à entrada da povoação de Angra.
De resto, o evento mantém-se basicamente inalterado. A prova realiza-se entre 19 e 22 de maio a já referida Porto Street Stage tem duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1850 metros em vários arruamentos adjacentes. Os espetadores vão poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.
A entrega de prémios aos vencedores do WRC Vodafone Rally de Portugal vai ter lugar na Marginal de Matosinhos, permitindo uma festa de luz e cor com o mar a servir de cenário. Tal como na edição de 2015, a manhã de quinta-feira, dia 19, é reservada ao shakedown, que se disputa no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.
A partida do Rali acontece ao final da tarde, novamente em Guimarães, tendo como pano de fundo o Castelo que representa o berço da nacionalidade. Os concorrentes seguem depois para a pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h, tem lugar a única “Super Especial” do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas e espetáculo garantido para dezenas de milhares de pessoas.
Na sexta-feira, dia 20, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. Ao final da tarde, a partir das 19h00, realiza-se o Porto Street Stage, uma das grandes novidades do rali e que integra as provas de classificação 8 e 9.
No sábado, dia 21, a caravana do WRC avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.
No domingo, a zona de Fafe e Cabreira. Este ano, e ao contrário de 2015, os concorrentes realizam uma dupla passagem pelos dois troços, sendo que a especial da Cabreira foi encurtada em cerca de 10 Km, passando a ter apenas (22,47 km, enquanto Fafe se mantém nos 11,19 km. A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 acontece num local emblemático de Matosinhos, na Marginal, a partir das 16h.
Para Carlos Barbosa, Presidente do ACP: “Todos os anos queremos ter algo de novo, desta vez vamos ter a entrega dos prémios no emblemático calçadão de Matosinhos; será mais fácil ver os carros na Exponor, pois as marcas principais estarão cá fora e haverá uma exposição de viaturas clássicas” começou por dizer, voltando a alertar para os cuidados que se têm de ter com a segurança: “Sem segurança o rali pode fugir para outro país”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este JLA é um poeta