Pode ser este um dos anos mais emotivos do WRC?
Será a temporada de 2017 uma das mais equilibradas da história do Mundial de Ralis? Os chefes de equipa dizem que sim. Em 32 especiais até aqui realizadas nas duas provas, o Monte Carlo e a Suécia, já as quatro equipas ganharam troços, e três delas lideraram ralis, a exceção é a Citroën; M-Sport e Toyota venceram provas, apesar do maior domínio de Thierry Neuville e da Hyundai.
Malcolm Wilson, líder da M-Sport, diz que as equipas nunca estiveram tão próximas nos últimos 20 anos: “Cada um dos quatro fabricantes está próximo. Podemos dizer definitivamente que vai ser uma época emocionante.” Tommi Mäkinen é da mesma opinião, “os carros estão muito mais próximos; isto é muito bom para a competição, nós precisamos desta proximidade. O facto dos pilotos e carros estarem próximos é positivo, o que poderia ser melhor?”.
Michel Nandan prometeu que a sua equipa vai voltar mais forte e prometeu ‘vingança’ já no México, na próxima semana, “Não é o quão longe cais, mas quão alto saltas que conta”. Malcolm Wilson falou também dos problemas da Citroën garantindo que uma equipa de sucesso como a francesa dará a volta “sem dúvida alguma”.
Mas afinal quando foi a última vez que as equipas estiveram tão próximas?
Os últimos anos têm sido dominados por dois talentos como Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, e as suas equipas, Citroën e Volkswagen. É preciso recuar até ao final da década de 90 e início dos anos 2000 para se ver um WRC com mais que uma ou duas equipas a lutar pelo título. Nesta altura tínhamos Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e Subaru que produziram máquinas vencedoras de ralis, enquanto SEAT, a Skoda e a Hyundai tentaram conseguir o mesmo, sem o conseguir.
A temporada de 2001 foi o apogeu desse período. Richard Burns (Subaru) foi campeão com dois pontos de vantagem sobre Colin McRae (Ford) e o top 5 (Tommi Makinen da Mitsubishi, Marcus Gronholm e Harri Rovanpera da Peugeot) terminou a oito pontos de Burns. Em 1977 no primeiro Mundial de Ralis para Pilotos (a competição arrancou em 1973 mas só com um Campeonato de Marcas) também existiu algum equilíbrio, principalmente entre a Lancia e a Ford – que terminou a apenas 4 pontos – mas a Fiat e a SAAB também venceram ralis; Sandro Munari da Lancia foi o vencedor deste ano.
Portanto, podemos estar a caminhar para uma temporada do WRC muito equilibrada, pois pelo que já se viu pelo menos três dos quatro construtores presentes já mostraram ser capazes de ganhar ralis. Só falta saber a Citroën…
Rodrigo Fernandes
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Também estou certo que vai haver finalmente um campeonato muito competitivo, ao nível do WRC até próximo do final, algo que já não presenciamos há 16 anos. A última vez que vimos alguma luta no Rallye de Portugal (por ex:)remonta a 2001, ano de forte intemperie no nosso Rallye, foi o ano em que o nosso Rallye não teve cobertura televisiva devido á queda da ponte de Entre-os-Rios e só carros de 4 rodas motrizes chegaram ao fim lembram-se? Houve pouco retorno publictário por causa de tudo isto. Foi o ano em perdemos o nosso Rallye. Adiante, temos visto nestes… Ler mais »
Já começa a ser ridícula essa comparação Loeb/Ogier. Então se em 2000 tínhamos “Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e Subaru” no ano passado e há dois anos tínhamos VW, M-Sport, Hyundai, Citroen e a FIA! Por mais que esta redacção (que escreve de ralis e isso torna um pouco caricato, visto que vai falar desse tema durante o resto do ano e para o próximo etc etc) tente evitar o tema e adversários diferentes que cada um bateu, os adeptos não! Se perguntassem a Ogier em 2013 se queria abrir por duas etapas ou que entrasse outra equipa, de certo que… Ler mais »
Ao contrário do que está escrito no artigo, o primeiro Campeonato Mundial de Ralis (Pilotos) não foi disputado em 1977 mas sim em 1979 e foi seu vencedor o sueco Bjorn Waldegaard.
No ano anterior (1978), a FIA criou um troféu para pilotos a que deu o nome de “Taça FIA” mas, por não lhe ter outorgado a designação de Campeonato do Mundo, o vencedor desse troféu – Markku Alen – não foi considerado campeão mundial de ralis mas somente vencedor da Taça FIA.