PEC 8: Sébastien Ogier termina dia na frente

Por a 22 Janeiro 2016 16:20

Está tudo em aberto na luta pela liderança do Rali de Monte Carlo, depois de um dia em que Sébastien Ogier e Kris Meeke se alternaram no comando da prova. Neste jogo do gato e do rato, o francês a ‘jogar’ positivamente em casa, levou a melhor nas segundas passagens e terminou o dia com 9.5s de avanço para o piloto da Citroën.

Depois de Kris Meeke ter passado novamente para a frente do rali na sétima especial eis que a terminar o segundo dia de prova, e ao cabo da oitava especial do rali, Sébastien Ogier regressou ao comando do Rali de Monte Carlo. Tendo em conta que Kris Meeke perdeu 10.3s nesta especial, sem que lhe tenha acontecido alguma coisa ou tenha andado menos do que o habitual, a verdade é que perdeu mais de dez segundos: “Deve haver qualquer coisa nesta especial que o Seb sabe que eu não sei. Penso que ele nasceu a três quilómetros daqui, portanto estou feliz. Falta ainda muito rali” disse Meeke. Já Ogier simplesmente disse que “foi um bom dia”

Jari-Matti Latvala foi segundo nesta derradeira especial, e termina o dia em terceiro a 1m08s do seu colega de equipa na VW: “Sempre disse que o meu plano no Monte Carlo não é lutar pela vitória mas sim pelo top 3. Se me sentir confiante, ataco, se não, não arrisco”. Com o pião que fez na especial anterior, Andreas Mikkelsen voltou a perder tempo, desta feita sem que lhe tenha acontecido qualquer coisa.

Thierry Neuville é o melhor dos Hyundai i20 WRC no quinto posto, num dia de aprendizagem do novo carro, pois os testes são importantes, mas não há nada como a competição e a comparação direta para os adversários. Nesta altura isso ainda não é muito importante, mas sim ficar a conhecer melhor o novo carro. Para já, o belga e também Dani Sordo, que é sétimo classificado, ainda andam às ‘aranhas’ com a suspensão, pois não acertaram com a sua afinação e a este nível isso reflete-se muito na confiança dos pilotos.

Mads Østberg é sexto e está a adaptar-se a uma nova realidade, um novo navegador, Ola Fløene, que lhe ‘canta’ as notas noutra língua que já não estava habituado nos ralis, passando de sueco para norueguês e também para um carro novo, o Ford Fiesta RS WRC. Stéphane Lefebvre é oitavo e está no lugar que se esperava. Já Bryan Bouffier é a prova que sendo um especialista do Monte Carlo, já não é possível a um piloto que apareça por vezes numa prova, poder andar nos lugares da frente. Hoje em dia, no nível a que está o WRC, um piloto estar ausente três ou quatro ralis é suficiente para perder o comboio. A não ser que se chame Sébastien Loeb. Ott Tänak capotou na oitava especial, depois de um dia em que, curiosamente, tem tido dificuldade com os pneus DMack no asfalto seco, mas o carro porta-se bem nos restantes pisos.

No WRC2, Elfyn Evans está num campeonato à parte, pois mesmo com os problemas de ontem, em que se atrasou mais de um minuto devido a um furo, terminou o dia de hoje com mais de minuto e meio para o segundo classificado da competição, o alemão Armin Kremer (Škoda Fabia R5), piloto que juntamente com Julien Maurin (Škoda Fabia R5) e Quentin Gilbert (Citroën DS3 R5) estão entretidos numa boa luta pelos restantes lugares do pódio.

Classificação:

1        Ogier Sébastien – Ingrassia Julien   Volkswagen Polo R WRC     1:29:06.1

2        Meeke Kris – Nagle Paul      Citroën DS3 WRC     +9.5

3        Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka    Volkswagen Polo R WRC     +1:08.1

4        Mikkelsen Andreas – Jæger Anders Volkswagen Polo R WRC     +1:33.8

5        Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas     Hyundai i20 WRC ’16 +1:47.8

6        Østberg Mads – Fløene Ola  Ford Fiesta RS WRC  +2:18.5

7        Sordo Dani – Martí Marc      Hyundai i20 WRC ’16 +3:07.8

8        Lefebvre Stéphane – Moreau Gabin          Citroën DS3 WRC     +3:32.0

9        Bouffier Bryan – Bellotto Victor      Ford Fiesta RS WRC  +4:18.6

10      Tänak Ott – Mõlder Raigo    Ford Fiesta RS WRC  +5:25.8

11      Evans Elfyn – Parry Craig     Ford Fiesta R5         +7:17.9

12      Kremer Armin – Winklhofer Pirmin   Škoda Fabia R5       +8:49.9

13      Maurin Julien – Veillas Benjamin      Škoda Fabia R5       +9:00.8

14      Gilbert Quentin – Jamoul Renaud    Citroën DS3 R5        +9:06.0

15      Giordano Quentin – Sarreaud V.     Citroën DS3 R5        +9:55.1

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RPedroCM
RPedroCM
8 anos atrás

Bem afinal o que a Citroen precisava era de um carro com 0 quilómetros!

4rodaspt
4rodaspt
8 anos atrás

Mais um rali que no final vai ficar com pouca história, ou seja, já a partir de amanhã (após as primeiras classificativas) vamos ter o mesmo de sempre a liderar a tabela (mais do mesmo), claro que o Ogier não tem culpa, os outros é que têm de andar da perna.

marco
marco
8 anos atrás

E impressao minha ou isto e um deja-vu entre o Ogier e um citroen a nao ser qe amanha o Meeke destroi uma roda. Mas a meu ver isto ainda promete e ja tamos a meio do rally.

M.Cid
M.Cid
8 anos atrás

Continuo sem entender qual o motivo para a Ford ter despromovido o Evans. Um dos pilotos com maior potencial de crescimento do plantel. Enfim, devem ter sido os euros a falar mais alto…

Se berto
Se berto
Reply to  M.Cid
8 anos atrás

Pois eu acho que foi mais uma prova de M. Wilson é um ótimo estratega pois a m Sport só sobrevive com a venda de giestas R5 nada melhor que um piloto que lhe desse garantias que o carro anda para vender para manter os WRC, mais numa altura que a concorrência tem argumentos fortes, se assim foi eu tiro o chapéu ao M. Wilson.

Carlos Baptista
Carlos Baptista
Reply to  Se berto
8 anos atrás

Bem visto!

Petter27
Petter27
8 anos atrás

Que observação tão ao lado: “. Hoje em dia, no nível a que está o WRC, um piloto estar ausente três ou quatro ralis é suficiente para perder o comboio.” — como se o nível fosse hoje particularmente elevado… pelo contrário, este é dos piores planteis de sempre neste rali, só dois pilotos (Ogier e Meeke) mostram ter mãos, o resto que lá anda é um canalhedo que só sabe conduzir quando o piso é todo certinho e todo igual, e os pneus feitos à medida. Os acidentes de hoje, que roçam a comédia, mostram bem isso. Nível tinha nos… Ler mais »

gformiga
gformiga
8 anos atrás

Houve alguma saída de estrada do Latvala ou do Mikkelsen neste segundo dia? Ou estão apenas a ser bem mais lentos que o Meeke e o Ogier. No resumo da SportTv não comentaram a situação.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado