Ott Tanak é a ‘peça-chave’ do xadrez do WRC
Depois de se ter ficado a saber que Esapekka Lappi deverá rumar à Hyundai onde irá ter um programa completo em 2023, ao lado de Thierry Neuville e, muito provavelmente, Teemu Suninen e Dani Sordo, Jari-Matti Latvala já admite que o line up da Toyota deve mudar para 2023.
Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Sebastien Ogier, este com um programa parcial, mantêm-se para 2023, mas não Esapekka Lappi, o que significa que está em aberto um lugar de meia época para um piloto.
Oficialmente, Latvala diz apenas que “mudanças podem ser possíveis, mas nada foi decidido oficialmente e a equipa informará em devido tempo”, disse.
Basicamente, Ott Tänak é a peça principal deste xadrez. O estónio pode voltar para a M-Sport Ford, é possível, mas a equipa tem, publicamente, mandado recados: “é caro”.
Isto é claramente uma mensagem: “queremos-te, mas não podemos pagar muito”.
Resta saber o que quer Tanak.
No contexto atual, a Toyota pode ser uma solução, mas não vemos Tanak a fazer somente meia época. Se não for para a M-Sport/Ford, pensamos que fará um ano sabático, algo que há muito se ouve falar por parte do estónio.
Portanto resta aguardar. Não faltam pilotos para ocupar os lugares, podem é não ser os que as equipas pretendiam inicialmente…