Ott Tanak deixa a M-Sport mas continua no WRC
Ott Tanak vai deixar a equipa britânica da M-Sport, sendo certo que o estónio vai continuar ao volante de um Ford Fiesta no Mundial de Ralis em 2016, mas da equipa DMACK, onde fará equipa com Jari Ketomaa.
A conhecida marca de pneus, DMACK, há muito tempo que deixava antever a sua decisão de reforçar a sua participação no WRC e desta vez aposta em dois pilotos que conhecem bem Ford Fiesta RS WRC, apesar de não se esperar que a nova equipa realize as 14 provas do calendário.
A decisão de transferência de OttoTanak, da M-Sport para a DMACK, ainda não foi confirmada oficialmente por nenhuma das equipas, mas tudo aponta para que esta movimentação seja a primeira das alterações que a M-Sport se prepara para fazer na sua equipa.
Malcolm Wilson, patrão da M-Sport, já havia anunciado que pretende confirmar nos próximos dias o nome dos pilotos que vão estar na equipa em 2016 de forma a que estes possam estar nos testes para o Rali de Monte Carlo, já na próxima semana.
Recorde-se que desde o final da temporada, que Malcolm Wilson tem sido abertamente crítico de Tanak, afirmando que o desempenho do estónio: “foi menos do que satisfatória, do ponto de vista de resultados.
“Dois acidentes nas duas últimas provas da temporada não colocaram Tanak numa posição forte para estar na equipa principal na próxima temporada”, sublinhou Malcolm Wilson.
Com a M-Sport à beira de fechar os planos para a próxima temporada, Wilson admitiu que está a considerar assumir uma posição idêntica à da Citroën, ou seja, realizar um programa parcial no Mundial de ralis no próximo ano.
A confirmar-se esta decisão da equipa britânica, apenas as marcas Volkswagen e Hyundai vão estar a tempo inteiro no WRC.
A decisão da M- Sport é explicada pelo facto “do calendário ser bastante intenso, numa altura em que estamos a trabalhar a fundo no carro para 2017. Contudo para já é prematuro dizer que não vamos estar como construtor. O objetivo é estar nas 14 rondas do Mundial, mas não seria correto não olhar para um possível programa parcial a exemplo da Citroën”, afirmou Malcolm Wilson
Recorde-se que o prazo para a inscrição dos construtores no Mundial de Ralis de 2016 e para o rali de Monte Carlo termina a 18 de dezembro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI