OPINIÃO WRC: Chega de marcar passo! É hora de acelerar a promoção
Finalmente no WRC, quer falemos do Promotor ou das equipas, todos parecem ter percebido que é bem menos importante com que tipo de carros vamos correr em 2025 do que o que fazer bem em termos de promoção da modalidade, que, apesar de bons inputs por parte do Promotor do WRC, falharam em perceber que os tempos estavam a mudar e o Mundial de Ralis estava a marcar passo.
Faz agora cerca de um ano que, em conversa com Cyril Abiteboul, recém-chegado ao WRC vindo da Fórmula 1, quando o questionei relativamente ao futuro do WRC e das conversas que existiam relativamente ao conceito híbrido, não híbrido, qual era a posição da Hyundai sobre que tecnologia, percebido logo pela resposta que se estava a falar sob a perspetiva errada: “A melhor tecnologia é a que serve os interesses do desporto”, e o que se referia era a necessidade de ter um melhor valor na relação custo/benefício/espetáculo: “Se existir espetáculo, pode-se depois pensar no que é mais relevante para os construtores em termos de tecnologia”
Ou seja, estava-se a pensar no problema de forma errada. Mas agora, foi preciso passar um ano e depois de muitos neurónios ‘torrados’ perceberem que as boas histórias do WRC têm é que ser contadas muito melhor do que se está a fazer.
O Promotor apresentou agora um Plano de Ação, pelos vistos as equipas gostaram, mas o que querem não é ver planos, mas sim ação. Porque o tempo passa depressa…
Não sabemos ainda o que o Promotor pretende fazer, em detalhe, mas sabemos que há muito por onde explorar.
Se quer um exemplo, faça um exercício: vá ao canal de YouTube da Hyundai MotorSport e veja o que a equipa fazia há um ano em termos de vídeos e veja o que faz agora.
Perguntei a quem de direito, e fiquei a saber que “mudámos um pouco a estratégia e mudamos de responsável das redes sociais. Com isso surgiram ideias novas e diferentes.
É disto que precisa o WRC. Encontrar as pessoas certas que saibam como atingir as pessoas convencê-las a seguir mais e melhor o WRC.
Se calhar o caro leitor está agora a pensar. Dizer para fazer é fácil, difícil é fazer ou mesmo pensar no que fazer.
E tem toda a razão! Não estudei Marketing, mas já cá ando há algum tempo para poder falar do que me parece evidente e assim de repente: quanto à Promoção, aumentar logicamente a presença nas redes sociais, criar conteúdos envolventes e acessíveis, vídeos curtos e dinâmicos dos troços e dos bastidores.
Documentários que explorem a história do WRC – já devia haver na Netflix há muito – as equipas e os pilotos, conteúdos interativos que permitam aos adeptos participarem, melhores transmissões ao vivo dos troços e bastidores, sessões de perguntas e respostas com pilotos e integrar de alguma forma os adeptos, reservando tempo para eles, concursos e promoções para interagir com os adeptos, aproveitar o poder dos influenciadores, muitos podem não gostar, mas são uma forma rápida e eficiente de chegar a muito mais gente, fazer parcerias com influenciadores de desportos motorizados e de Lifestyle, criar conteúdo conjunto que promova o WRC para novos públicos, aumentar a cobertura televisiva e digital dos eventos, criar histórias que vão além dos resultados das corridas, tornar o WRC ainda mais acessível à imprensa.
Já quanto ao engajamento dos adeptos, colaborar com comunidades online dos fãs dos Países onde se realizarem as provas, permitir que estes grupos possam ter, de vez em quando, ter acesso via Zoom a pilotos, por exemplo, as equipas ou os patrocinadores criarem passatempos para que os adeptos partilhem as suas próprias fotos, vídeos e histórias, e possam receber prémios por isso os que fossem, por exemplo, mais votados. ‘Competições’ e desafios para incentivar a participação dos adeptos.
Oferecer experiências VIP a adeptos de comunidades, seria sempre um incentivo à participação, acessos exclusivos a grupos e comunidades selecionadas, para ‘meetings’, nem que sejam curtos, nos parques de assistência, com as equipas, criar oportunidades para conhecer e interagir com os seus pilotos favoritos.
Nas Zonas Espetáculo: Criando acesso pago com valores que somente sejam suficientes para pagar os gastos com a estrutura existente, mas melhorando as infraestruturas nos troços, sobretudo, melhores zonas de visualização do espetáculo com pontos de venda de comida e bebida, instalações sanitárias, ou seja, algo intermédio face ao Rally Pass VIP, criar mais atividades para entreter os fãs nos parques de assistência, se bem que o que existem em Portugal já leva muita gente à Exponor, as sessões de autógrafos com pilotos e equipas já existem, zonas de exposição com carros históricos e memorabilia, já se faz há muito em Portugal, oferecer opções de transporte público para os troços, como já se faz em Portugal em alguns casos.
Estas são apenas algumas ideias, algumas já se fazem, mas talvez ainda de forma envergonhada.
Ao implementar algumas destas ideias, o WRC pode facilmente aumentar a sua popularidade e atrair um público maior de adeptos. A chave é ser criativo e inovador, e oferecer aos adeptos uma experiência que seja, ao mesmo tempo, emocionante e envolvente.
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Discordo em absoluto.
Pagar, vips,experiências, etc…
Conteúdos???
Já descaracterizaram os ralis o suficiente e o resultado está á vista, se querem continuar força.
Errar não é burrice, burrice é insistir no erro.
Mas quem sou eu.
Certo os Ralis são para o Povo mas as Organuzačoes só. Pensam nos VIPS e nos Euros depois não se Queixem
A Netfix é lixo só traz adeptos das Motosserras e nada mais