O novo troço da Lousã do Rali de Portugal
Muita gente apelida o “novo troço da Lousã” do Rali de Portugal, o que é natural, pois esta versão nunca se realizou na prova portuguesa do Mundial de Ralis, mas a verdade é que aquelas estradas estão muito longe de serem ‘virgens’ para os ralis.
O traçado foi usado em quatro ralis do campeonato nacional:
Volta a Portugal 1976, Rali do Centro 1977, Rali da Figueira da Foz 1978 e Rali
da Figueira da Foz 1984. Teve quatro versões diferentes ao longo destas
edições: uma de 21 km (Volta a Portugal 1976), outra de 8,9 km (Rali do Centro
1977 e Rali da Figueira da Foz 1978), outra na mesma distância mas em sentido
contrário (Rali do Centro 1977 e Rali da Figueira da Foz 1978) e por fim a do
Rali da Figueira da Foz 1984 que tinha 13,50 km. Todas estas versões passaram
nos ganchos de Vilarinho.
Volta a Portugal 1976 (21 km)
Descrição: O troço começava ao km 29,2 da EN236, passava no
Trevim e daí descia até Vilarinho, onde acabava o troço. Os últimos 7 km deste
troço, e os 14 ganchos a descer, estão incluídos na versão de 2019 e no mesmo
sentido.
Melhor Tempo: Giovani Salvi/??? (Ford Escort RS2000) –
19m26s
História: Onze carros começaram o troço e acabaram dez. A
única desistência foi da dupla Fernando Marques Batista/Isabel Batista, líderes
até então do Campeonato Regional de Promoção (Zona Norte), devido a um
estrangulamento de um tubo de gasolina.
Rali do Centro 1977 (8,9 km – Sentido Vilarinho/EN236)
Rali da Figueira da Foz 1978 (8,9 km – Sentido Vilarinho/EN236)
Descrição: O troço começava nos arredores de Vilarinho, a
500m da EN342, e subia pelos 14 ganchos. Terminava a mais de 2 km da EN236.
Todo estre troço está incluído na versão de 2019, mas em sentido contrário.
Melhor Tempo 1977 : Manuel Queiroz Pereira/Miguel Vilar
(Opel Kadett GT/E) – 9m10s
Melhor Tempo 1978 : Giovani Salvi/José Ferreira (Ford Escort
RS2000) – 9m02s
História 1977: O troço foi azarado para o Giovani Salvi, saltou-lhe um roda e terminou o troço a mais de 11m do vencedor. Desistiu após o troço quando era terceiro da geral. Não houve desistências dentro do troço. 32 entraram e terminaram.
História 1978: Neste troço desitiram 3 concorrentes, um
deles o André Martinho que se despistou e embateu numa árvore, o Cruz Monteiro,
que perdeu uma roda, e o Barreto.
Rali do Centro 1977 (8,9 km – Sentido EN236/Vilarinho)
Rali da Figueira da Foz 1978 (8,9 km – Sentido
EN236/Vilarinho)
Descrição: Sentido contrário ao troço anterior, ou seja, o sentido era igual a 2019.
Melhor Tempo 1977: Manuel Queiroz Pereira/Miguel Vilar (Opel Kadett GT/E) e Manuel Inácio/João Batista (Opel Kadett GT/E) – 09m43s
Melhor Tempo 1978: Américo Nunes/João Baptista (Porsche 911S) – 08m42s
História 1977: A única desistência neste troço foi do piloto
Guilherme Roldão/Carlos Santos (Fiat 124 Spyder), que saiu de estrada. 25
entraram e 24 terminaram.
História 1978: Entraram 33 e sairam 27, desistiram 6.
Rali da Figueira da Foz 1984 (13,50 km)
Descrição: Começava ao km 11.2 da EN236 e terminava ao km
15.9. Basicamente é o troço do Rali de Portugal mas ao contrário, sendo que no
inicio (final em 2019) tinha mais 1.80 km. Começava a subir pelos 14 ganchos e
terminava a descer em direcção ao km 15.9 da EN236.
Melhor Tempo: Joaquim Moutinho/Edgar Fortes (Renault 5
Turbo) – 12m37s
História: Começaram 21 e terminaram 20 por desistência do
Ivo Cruz. Um dos azarados no troço foi o Manuel Mello Breyner no Audi 80 de
Grupo N. O Audi escorregou na lama e bateu de frente, a equipa pôde voltar à
estrada mas teve logo de parar para soltar o pneu dianteiro do lado esquerdo
que ficou preso pela carroçaria amolgada. O Joaquim Santos, que estava na luta
pela vitória, saiu de estrada e perdeu 2:10 para o Joaquim Moutinho, o líder.
Após o troço ficou a 2:51 do Moutinho e foi ultrapassado no troço pelo Carlos
Bica.
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