Números e estatísticas do ano no WRC 2024: um capítulo inesquecível…
O Rali do Japão colocou um ponto final numa temporada memorável no WRC, cheia de reviravoltas e momentos eletrizantes. Thierry Neuville e o seu copiloto Martijn Wydaeghe brilharam como os grandes campeões, enquanto a Toyota celebrou com o troféu de construtores, conquistado após uma batalha épica que se estendeu até os últimos metros do último troço do ano. Foram 13 provas cheias de adrenalina, com a Toyota Gazoo Racing WRT dominando ao vencer oito delas, enquanto a Hyundai Shell Mobis WRT garantiu as outras cinco.
Mesmo com participações limitadas, Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier deixaram sua marca. O jovem prodígio finlandês venceu 4 das 7 provas que disputou, enquanto Ogier, um ícone do esporte, triunfou em 3 das 9 que correu. O campeão Thierry Neuville somou duas vitórias, igualando Ott Tänak, enquanto Esapekka Lappi e Elfyn Evans conquistaram uma vitória cada. Evans, aliás, foi um dos pilotos mais consistentes, subindo ao pódio sete vezes, ao lado de Ogier.
A Toyota dominou o ranking de pódios com impressionantes 19 aparições, contra 15 da Hyundai e 5 da Ford. Nos troços, Sébastien Ogier liderou, vencendo 51, apenas dois a mais que Neuville (49), seguido por Rovanperä (47). Ott Tänak, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta também tiveram desempenhos sólidos, enquanto outros como Adrien Fourmaux, Esapekka Lappi e Andreas Mikkelsen marcaram presença com números menores, mas significativos.
Nas Power Stages, Neuville mostrou sua força ao vencer cinco delas, mais que qualquer outro. Entre as equipes, a Toyota foi soberana com 141 triunfos em troços, contra 91 da Hyundai e 12 da Ford.
Embora as vitórias em ralis tenham perdido um pouco de peso com o novo sistema de pontuação, que distribuiu mais pontos entre os dias de sábado e domingo, a temporada de 2024 provou ser uma das mais emocionantes da história do WRC. Foi um espetáculo de intensidade, estratégia e habilidade, com emoção garantida até os momentos finais.
Com Martijn Wydaeghe também coroado campeão como navegador, o desfecho deste ano foi digno de aplausos. Um capítulo inesquecível de pura paixão pelo rali e uma lembrança de que, no WRC, os números são apenas parte da história: a verdadeira magia está nas estradas, na terra, na poeira e nas emoções que cada curva despertou.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI