Novos WRC começam a ‘mostrar’ problemas
As consequências das ‘novas’ performances dos World Rally Cars de 2017 estão a começar a ser conhecidas. A mais espetacular foi a forma como a asa traseira do Ford Fiesta WRC de Mads Ostberg se soltou após um salto, facto que demonstra claramente que as novas regras aerodinâmicas estão a sujeitar os carros a forças bem mais elevadas do que se pensava inicialmente. Isto foi confirmado pela M-Sport: “Esta foi a primeira vez que assistimos a algo semelhante e os nossos engenheiros já estão a olhar para o assunto e a investigar o sucedido”.
Para além disso já é claro que os novos WRC são bastante mais sensíveis às afinações e às condições dos troços que os modelos de 2016. Os dois pilotos da Citroën, Kris Meeke e Craig Breen, e também Ott Tanak, queixaram-se de problemas de maneabilidade dos carros quando as condições dos troços mudam um pouco, nomeadamente, quando as temperaturas se tornam mais quentes. Fonte da M-Sport sugeriu ao AutoSport que isto pode não ser novo: “Já assistimos a situações semelhantes com diversos pilotos e equipas o ano passado, em alguns troços, ao referirem que perderam o ‘feeling’ do carro” Isto explica a razão de Ott Tanak ter ficado sem ‘feeling’ do carro numa altura em que tentava lutar pela vitória na prova.
Para além disso há a já referidas velocidades, que muito naturalmente vão continuar a subir. Em Monte Carlo isso só foi complicado quando Dani Sordo saiu de estrada em sexta a fundo quando falhou a direção assistida do seu Hyundai i20 WRC. Na Suécia, a FIA reagiu à velocidade média dos concorrentes na primeira passagem pela PE9, que o estónio, o mais rápido, realizou estabelecendo a média em 137.8 Km/h. Recorde-se no entanto que a FIA nada fez há três anos quando um piloto registou 133.2 km/h na primeira passagem por um troço e 136.9 km/h na segunda…
Martin Holmes
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Voltam os defensores da Citroen e voltam os textos mal escritos e mal copiados/traduzidos…. Os novos WRC começam a mostrar os primeiros problemas, quando apenas a Citroen está a ter problemas com a deficiente aerodinâmica desenhada para o novo WRC…. Depois chegam ao cumulo de dizer que Ott Tanak se queixa de “problemas de maneabilidade do carro quando as condições dos troços mudam um pouco” o que é normal tanto com o novo como com o velho wrc, se as condições mudam é normal que hajam dificuldades…. para ajudar a festa dizer que o piloto se queixa do carro, “quando… Ler mais »
APLAUSOS!!!
Tanta esquisitice. Andem o melhor que puderem sem falarem do que corre mal. Os Rallyes sempre foram assim, são feitos de improvisos. Os Rallyes não são a Formula 1…
Acho engraçado! No artigo, quase só comentam a M-Sport que é SÓ a equipa que está em PRIMEIRO LUGAR do campeonato de construtores. O Malcom e o Ott abordaram questões pertinentes para os seus desempenhos. Mas acredito que todas as outras equipas preferiam ter esses ao invés dos seus, que os fazem estar atrás da Ford. já que vamos falar de problemas: – falem da planificação horrível que a Citroën fez de Monte Carlo, dos problemas de instabilidade (sobretudo na traseira) do C3, das 3 “crianças” (a nível de maturidade) que têm como pilotos, daquela que era a “maior candidata… Ler mais »