“Não há entusiasmo suficiente no WRC e isso tem que mudar rapidamente”: o que vai fazer a FIA?
A M-Sport continua à espera das decisões do Promotor do WRC e especialmente da FIA, que é a entidade que tem de chancelar tudo, quanto ao que irá fazer para ‘arrebitar’ o Mundial de Ralis, que todos hoje em dia assumem já ter tido melhores dias. O problema não está na tecnologia, nem nos pilotos, que mesmo não sendo a melhor ‘colheita’ de sempre do WRC, está longe de ser a pior.
O problema está nos custos que impedem mais marcas de terem interesse no WRC, porque o retorno é curto para tanto investimento, e é aí, fundamentalmente, que a FIA e o Promotor têm de atuar.
No atual estado de coisas, é impossível que o que quer que seja feito mude radicalmente as coisas e resolva o problema de um ano para o outro. É impossível que assim seja, por isso o que for feito tem de acertar na ‘mouche’ para começar a mostrar a quem gasta dinheiro que as coisas estão a mudar e se assim for a confiança regressa e os problemas começam a ser menores.
É neste contexto – esperar para ver – que está a M-Sport, isto depois de Malcolm Wilson ter assumido que, as coisas como estão, são demasiado difíceis e a manterem-se desta forma deixam a M-Sport mais perto de se ir embora.
A manutenção da equipa britânica no escalão superior dos ralis está em causa (não nos Rally2, porque aí é negócio) e embora Malcolm Wilson assegure que a M-Sport não quer ir embora, também não ficará a qualquer preço: “tudo faremos para tentar encontrar uma forma de nos mantermos ao mais alto nível”.
O que Wilson quer é que existam condições para fazer negócio com os Rally1 da mesma forma que fazem nos Rally2 onde há mercado para o dobro das marcas dos Rally1: Citroën, Ford, Hyundai, Škoda, Toyota e Volkswagen.
Tomara ao WRC/Rally1 ter estes construtores todos a correr. Significava, pelo menos, 18 carros, e isso faria uma diferença imensa.
Nos últimos meses, a FIA e o promotor do WRC reuniram uma série de propostas, incluindo ajustes no formato das provas, para melhorar o campeonato, estas foram discutidas na reunião da Comissão do WRC da semana passada, e agora resta esperar pelas decisões: o que irá ser feito e o que acham as três equipas dos Rally1.
Tal como diz Richard Millener, Diretor da Equipa M-Sport: “neste momento não há entusiasmo suficiente neste desporto e temos de mudar isso rapidamente. Se não mudarmos essa situação, isso vai afetar a nossa capacidade de cá ficar”. É o sim ou sopas…