Multiplicam-se candidatos a entrar no WRC

Por a 9 Abril 2025 18:41

A França está a reposicionar-se para um eventual regresso ao Mundial de Ralis. Recentes declarações do novo presidente da FFSA, Pierre Gosselin, trouxeram o tema à tona e, como seria de esperar, o Promotor do WRC, perante qualquer novo evento com vontade de entrar, no mínimo, convida-os para uma reunião para afirmar que o WRC é a melhor competição deste mundo e arredores…

Com exceção de uma eventual super-especial do Rali de Monte Carlo, todos os troços da prova realizam-se em França. Durante muitos anos, mais precisamente 40, a Córsega, que pertence a França, fez parte do Mundial de Ralis, a última vez em 2019. Pouco antes disso, a Alsácia, terra natal de Sébastien Loeb, foi o Rali de França entre 2010 e 2014, mas os franceses, ainda assim, querem voltar com uma prova que dificilmente será na Córsega, e muito menos na zona onde se realiza o ‘Monte’.

Como bem sabemos, será o dinheiro a fazer a diferença, portanto resta agora esperar para ver o que vai suceder no futuro próximo ao WRC, porque, segundo o Promotor, se não fosse demasiado oneroso para os atuais construtores fazer mais do que 14 provas, facilmente chegariam às 20, tantos são os países com vontade de entrar.

Como se sabe, o calendário do Mundial de Ralis está a ser expandido com novos destinos e regressos de provas. Este ano entram as Canárias, Arábia Saudita e Paraguai, mas há possíveis estreias ‘brevemente futuras’. Os Estados Unidos da América do Norte, com um evento-teste planeado para junho de 2025 no Tennessee, têm o objetivo de integrar o calendário em 2026. A China é mais um desejo do promotor do que dos chineses: o promotor continua interessado em levar o WRC para este mercado asiático.

A Argentina não se realiza desde 2019 e, apesar de passar atualmente por desafios políticos e financeiros, continua a ser uma opção desejada pelo promotor para futuras temporadas. A Irlanda ou Escócia estão em cima da mesa há algum tempo, pois o Reino Unido procura recuperar uma prova no WRC, já que também desde 2019 que a Grã-Bretanha não recebe o WRC.

Como sempre, há outros destinos em análise. A Croácia pretende regressar, a Polónia teve recentemente a sua oportunidade, mas o público estragou tudo.

O Promotor do WRC está claramente a tentar expandir-se para novas regiões, com foco em mercados emergentes como a América do Sul, Ásia e Médio Oriente, enquanto tenta equilibrar as provas tradicionais na Europa, mas essa é uma questão importante. Será só o dinheiro a determinar, ou, tal como na Fórmula 1, há provas que fazem parte da espinha dorsal do Promotor que o WRC não quererá perder?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
TEXAS
15 dias atrás

E construtores?
Nada….

Ativar notificações? Sim Não, obrigado