Michel Nandan: “Existiram erros e falta de confiança em certos momentos da temporada”

Por a 23 Novembro 2017 13:46

A Hyundai termina a época de 2017 com quatro vitórias (Córsega, Argentina, Polónia e Austrália) naquela que é a sua temporada mais competitiva de sempre no WRC, mas com um grande amargo de boca, pois cedo se percebeu que tinham carro para vencer, mas à recuperação das adversárias juntou-se uma grande irregularidade entre os homens de Alzenau, e no meio disso tudo, quedaram-se pelo segundo lugar tanto no campeonato de pilotos como no de Construtores. Para o Diretor da equipa, Michel Nandan, algumas das explicações encontram-se na inconsistência de um rali para o outro…

De que forma resume a temporada de 2017 da Hyundai?

“Resumidamente posso dizer que, de uma maneira geral, a temporada de 2017 teve boas performances, mas oportunidades perdidas. Iniciámos o ano com novas normas e com um carro novo, o Hyundai i20 Coupé WRC, e por isso foi sempre difícil prever onde é que os pilotos seriam competitivos. Alguns

consideraram-nos favoritos, mas sabemos que nem sempre o que se prevê corresponde à realidade. O resultado final pode não ter sido aquele que desejávamos, mas saímos desta temporada muito unidos enquanto equipa.”

Começando pelos aspetos positivos, o que retém de 2017?

“Assegurar quatro vitórias, o máximo alcançado pela equipa numa só temporada, e ver o nosso Hyundai i20 Coupé a destacar-se e por vezes até mesmo a dominar vários eventos. As nossas duplas adaptaram-se rapidamente ao novo carro e Thierry Neuville conseguiu estar muitas vezes nos lugares da frente. Dani e

Hayden também tiveram alguns momentos próximos ao nível de performance de Thierry enquanto Andreas conseguiu destacar-se nos três eventos realizados connosco. Independentemente de alguns desafios enfrentados, a equipa demonstrou potencial, adquiriu uma vasta experiência e acima de tudo realizou um ótimo campeonato. Competimos na frente contra uma forte concorrência.”

Quais foram os principais problemas para a equipa?

“No geral, apresentamos alguma inconsistência de um rali para o outro. Fomos competitivos, mas ocorreram alguns erros em diversas áreas, os quais combinados ajudaram na perda do campeonato. As nossas duplas também são as primeiras a admitir que existiram erros e falta de confiança em certos momentos da temporada. Tudo ajudou, mas não estamos a culpar ninguém. Precisamos de aperfeiçoar alguns aspetos e é nisso mesmo que nos focamos para enfrentar a temporada de 2018.”

O que achou da competição?

“Desde o início do ano que esta foi uma temporada fascinante para o WRC. Isso deve-se à M-Sport, Toyota e Citroën. Foi sem margem para dúvidas uma competição muito renhida e que ninguém previa, depois de tantos anos a ser dominada por um só fabricante. Nunca pensamos que o campeonato estaria entregue à M-Sport. Estas batalhas despertaram o melhor de todos nós e mantiveram-nos na luta até ao final. O jogo está aberto para 2018!”

Olhando para 2018, qual é a estratégia?

“Os ralis que vimos no País de Gales e na Austrália foram encorajadores, com muitas das nossas duplas a lutarem pelos lugares da frente. Isto é o que queremos ver em 2018, ou seja, puxar pelos nossos rivais até ao limite até ao final das provas. Precisamos de aperfeiçoar os problemas que foram observados com o carro insegurança e inconsistência enquanto continuamos a fazer as muitas coisas que temos vindo a fazer de modo adequado excelente trabalho de equipa, dedicação e determinação. Esperamos que seja outra temporada fascinante, mas uma que nos dê ainda mais vitórias e uma oportunidade de conquistar o campeonato. Pessoalmente estou ansioso pelo Rali de Monte-Carlo”.

[soliloquy id=”307653″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado