Meteorologia ‘ajuda’ Kris Meeke
A dúvida assaltou as equipas durante algum tempo, já que para hoje, sábado, pensava-se que a chuva poderia fazer a sua aparição no ali de Portugal, mas apesar do céu se encontrar muito nublado não há grandes sinais de poder chover, pelo menos a um nível que afete a ordem de passar na estrada para os concorrentes do Rali de Portugal.
Assim, Sébastien Ogier vai continuar a ‘sofrer’: “A segunda secção de ontem foi difícil e duro por ser o primeiro. A estrada não estava limpa após a primeira passagem. Tenho de ser realista. Estou a lutar com outros que não rodam nas mesmas condições que eu e por isso só penso nos pontos do campeonato. O meu objetivo é tentar ficar à frente do Mikkelsen e, se possível, do Sordo. O pódio em Portugal será o resultado perfeito” disse o piloto que tenta transmitir realismo, mas a verdade é que quem o conhece sabe que vai fazer a vida negra aos seus adversários. Sabendo que tem efetivamente essa desvantagem, também sabe que o rali é longo e ao manter a pressão, mantém-se na luta.
A verdade é que o dia de hoje é absolutamente decisivo e se olharmos para o que aconteceu o ano passado, com interpretes diferentes, a margem para a frente na mesma altura do rali é semelhante, e no final do dia estava a menos de dez segundos da frente. Portanto, hoje fica traçado o ‘futuro’ do rali, pois apesar de haver quatro troços no domingo, a quilometragem não é muito maior do que o ano passado.
Fora da discussão da vitória encontra-se já Jari-Matti Latvala, que depois de um início de prova sem o VW Polo afinado na perfeição, acabaria por ser penalizado pela quebra da direção assistida. Ainda antes desse percalço, a prova portuguesa perdia o contributo de Hayden Paddon, o jovem piloto da Hyundai vencedor, no mês passado, do Rali da Argentina, no seguimento de uma saída de estrada. E a equipa do construtor sul-coreano regressa a casa com um carro a menos, já que o guiado pelo neozelandês acabou consumido integralmente pelas chamas.
Classificação após PE 9
1º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen DS3 WRC), 1h28m53,3s
2º, Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC), a 31,9s
3º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai New Generation i20 WRC), a 37,3
4º, Andreas Mikkelsen/Anders Synnevag (VW Polo R WRC), a 52,3
5º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai New Generation i20 WRC), a 1m12,2s
6º, Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen DS3 WRC), a 1.33,5
7º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 1.46,0
8º, Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford Fiesta RS WRC), a 1.49,7
9º, Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (VW Polo R WRC), a 3.50,9
10º, Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5), a 3.52,0
11º, Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), a 4.06,4
12º, Nicolas Fuchs/Fernando Mussano (Skoda Fabia R5), a 4.27,5
13º, Elfyn Evans/Craig Parry (Ford Fiesta R5), a 4.45,0
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