A 40ª edição do Rali da Nova Zelândia, quinta prova da temporada de 2010 do WRC, foi das mais disputadas de sempre – pelo menos, em termos de resultado final, pois os cinco primeiros couberam em escassos 25,8s.
O que foi o terceiro triunfo da carreira de Jari-Matti Latvala apenas ficou decidido depois do derradeiro troço e de 396,5 km de especiais, quando finalmente bateu, de forma a não haver mais apelo, Sébastien Loeb por 2,4s. Para trás, ficou uma prova que entrou na História – e não somente porque foi nesse ano que ficou a saber que, em 2011, não iria contar para o WRC. É que, em três dias de ação sem limites, o rali teve cinco comandantes diferentes, nove mudanças de lÃder e cinco vencedores diferentes de troços! No final, o resultado foi o que se viu: cinco pilotos em 25,8 segundos! E, curiosamente, se o primeiro lÃder (Petter Solberg, no primeiro dia), cedo ficou pelo caminho, quem cometeu erros foram os que raramente o fazem: quer Ogier, quer Loeb, comprometeram a vitória com toques ou saÃdas de estrada. Assim, imune a isso por uma rara vez na sua ainda curta carreira no WRC, Latvala acabou por colher os melhores frutos de uma prova em que errar era mais que humano, tal vertigem vivida troço a troço, até ao final em “photo finish.
PÓDIO 1º Jari-Matti Latvala/ Miikka Anttila (Ford Focus RS WRC’99), 4h04m09,8s; 2º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C4 WRC), a 2,4s; 3º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Citroën C4 WRC), a 15,2s; [4º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford Focus RS WRC’99), a 21,3s; 5º Dani Sordo/Marc Martà (Citroën C4 WRC), a 25,8s]