Rali de Portugal: Duelos para a eternidade (Alen X Mikkola 1978/1984)
O desporto motorizado proporcionou algumas batalhas que ficarão para sempre gravadas na memória dos adeptos. Duelos onde dois homens superaram o limite das máquinas e, acima de tudo, superaram os seus próprios limites… e regressaram para contar. Rivais durante uma corrida, uma época ou a vida inteira, apaixonaram multidões nos ralis, na Fórmula 1 ou no motociclismo. No fundo, acederam à imortalidade pela sua coragem, talento e carisma. Na maior parte dos casos, o AutoSport estava lá. Aqui fica o primeiro exemplo, os duelos entre Markku Alen vs Hannu Mikkola (Rali de Portugal, 1978/1984)
Markku Alen e Hannu Mikkola são responsáveis por terem tirado uma noite de sono a milhares de espectadores no Rali de Portugal Vinho do Porto de 1978, quando levaram à serra de Sintra um duelo épico à luz dos faróis. Alen só chegou ao comando à entrada da última etapa, somando o seu Fiat 131 Abarth 11 segundos de vantagem sobre o Ford Escort RS 1800 de Mikkola. Com 12 especiais para percorrer em pisos de asfalto, onde nenhum dos pilotos era especialista, Mikkola foi “engolindo” segundos atrás de segundos até se apoderar da liderança por quatro segundos a apenas uma classificativa do final.
Mas aí o destino falou mais alto. O piloto do Ford furou e Alen ficou definitivamente com o caminho aberto para a vitória. A “vingança” ficou marcada para 1984, onde os dois pilotos voltaram a jogar ao braço-de-ferro em Portugal. Por essa ocasião, Mikkola impôs o Audi Quattro ao Lancia Rally 037 de Alen por 27 segundos, indiferente a todas as jogadas do adversário. E não foram poucas. Alen chegou a ir de helicóptero ao troço de Martinchel, aproveitando a neutralização em Tomar, reconhecendo o troço num Mercedes. Cesare Fiorio, director desportivo da Lancia, mandou retirar o limitador de rotações do 037, enquanto Bettega e Biasion, seus colegas de equipa, penalizaram para que Alen não tivesse pó nas duas últimas especiais. Tudo em vão… Mikkola estava irresistível!
Rali de Portugal 1978
Rali de Portugal 1984
Outros tempos em que os pilotos não se andavam sempre a queixar-se do pó, das pedras da distância dos troços da ordem de partida, de troços mistos etc etc. Eram de outra tempera em que o homem lutava com a brutalidade da sua máquina para ser o melhor 😉
Eram outros tempos, mas não acredite nisso. Nesses anos, pelo menos de 82 a 85 assistiu-se a imensas tacticas e o pó era considerado maior inimigo do que hoje. Quem se lembra da vingança da Audi à Lancia em SanRemo sabe do que falo. Mas eram ralis muito mais longos, logo, nem sempre andavam de faca nos dentes como nos dias de hoje. Sou saudosista dessas alturas, mas não exageremos.
Não acredito nessa versão que antigamente é que era e agora são todos muitos “sensiveis”. Penso que cada piloto se encaixa na sua época e não o contrário. Convem acrescentar o pormenor, que é de alguma importância (estou a ser irónico), sobre a espantosa rapidez que os WRC atingem hoje e que é incomparávelmente maior que as do grupo B. Actualmente a margem de correcção em rallys de asfalto é prácticamente nula e na terra pouco mais é. Cresci com esses pilotos (ainda acho que o Hannu merecia ter ganho o raly), e ainda hoje tenho um enorme respeito pelo… Ler mais »
Lembro me da disputa de 78, tinha eu 11 anos e fiquei a ouvir no rádio os resultados que deviam de ser de hora a hora.
Eu estive lá, foi aí que me estreei em ralis… Tinha 15 anos e fui levado pelo meu tio que participou em 2 ralis de Portugal. Loucura completa… Abençoada a hora em que lá fui, de 1978 a 2001 acho que falhei 2 ralis. Já passei o vício aos filhos e esta semana está a ser dura por saber que não posso ir a Arganil, a Fafe, ao Fridão… Para o ano a vingança vai saber ainda melhor.
Muitas horas (e noitadas) passei eu na serra de Sintra, Arganil, Buçaco e muitos outros sítios à conta do rali de Portugal…
Eram outros tempos com troços e etapas enormes e durissimas bem diferente dos ralis de hoje que são mais provas de sprint.
Lembro-me bem destes duelos e da autentica loucura que provocaram nos imensos adeptos portugueses!