M-Sport Ford World Rally Team bate recorde: 300 ralis seguidos a marcar pontos

Por a 26 Junho 2024 10:47

A M-Sport Ford World Rally Team alcançou um marco extraordinário no Rali de Itália Sardegna, no mês passado, ao conseguir a sua 300ª presença consecutiva nos lugares pontuáveis do Campeonato do Mundo de Ralis. Esta proeza, nunca antes vista em qualquer forma de desporto automóvel, foi complementada este ano graças aos desempenhos de Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, cujos contributos cruciais cimentaram este feito histórico, que vem de 2002.

Este registo notável teve início há 22 anos, quando Carlos Sainz e Colin McRae terminaram em terceiro e quarto lugar com o Ford Focus WRC no Rallye Monte Carlo de 2002. Desde esse evento crucial, a M-Sport acumulou pontos no Campeonato de Construtores em todos os ralis em que participou, alcançando marcos importantes como o 100º evento no Rali da Turquia em 2008, o 200º evento no Rali do México em 2016 e o 300º evento no Rali da Sardenha em 2024.

Ao longo de seis continentes, 29 países e 84.365 km de ralis, os esforços de 29 pilotos, 38 co-pilotos e de toda a equipa M-Sport foram fundamentais para alcançar este importante marco. Cada ponto, quer tenha sido arduamente conquistado ou facilmente assegurado, demonstra o compromisso inabalável da M-Sport para com a excelência e o desempenho.

Refletindo sobre esta jornada, o Presidente da M-Sport UK, Malcolm Wilson, partilhou algumas das suas memórias favoritas dos últimos 22 anos.

Em primeiro lugar, Wilson recorda com carinho o Rallye Monte Carlo de 2006, importante para a introdução do novo Ford Focus RS WRC, com Marcus Grönholm a garantir uma vitória na estreia. Descreveu este momento como “outro clássico”, enfatizando que foi “a nossa primeira vitória em Monte Carlo, que é sempre um rali que se aspira a ganhar como chefe de equipa e fabricante”.

Outro ponto alto foi a corrida de 2006 do Rali da Nova Zelândia. Sendo o penúltimo rali da temporada, a BP Ford World Rally Team estava prestes a conquistar o seu primeiro troféu de construtores. Grönholm e Mikko Hirvonen mostraram a sua classe ao assegurarem a primeira e a segunda posições, somando o máximo de pontos e dando à M-Sport o título de Campeã Mundial de Construtores de Ralis da FIA pela primeira vez – um feito histórico para a equipa de Wilson na Cumbria.

Mas o topo da lista seria sempre o Rali do País de Gales GB em 2017, que ele admite ter trazido “lágrimas aos olhos”. A última etapa do rali, Brenig, veria um feito diferente ser alcançado com cada Ford Fiesta WRC da M-Sport que cruzasse a meta.

Em primeiro lugar, Ott Tänak e Martin Jarveoja terminariam a power stage para garantir o terceiro campeonato de construtores da equipa. Pouco depois, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia terminariam o rali e conquistariam os primeiros campeonatos de pilotos e co-pilotos da M-Sport.

Por fim, mas não menos importante, Elfyn Evans e Dan Barritt seriam o último carro a passar pelos painéis de cronometragem, conquistando assim a sua primeira vitória no WRC. Wilson descreveu esta vitória como a sua memória “mais emotiva” no WRC, sublinhando o seu significado dado o estatuto da M-Sport como uma equipa semi-oficial.

Acrescentou ainda que “tantas coisas aconteceram nesse rali num espaço de tempo tão curto”, tornando-o uma recordação querida não só para ele, mas também para toda a equipa.

Mas alcançar este recorde mundial de sucesso nem sempre foi fácil para a M-Sport. Uma memória que se destaca foi o infame incidente “Titänak” no Rali do México de 2015, quando o Ford Fiesta WRC de Ott Tänak mergulhou num lago e acabou por ficar totalmente submerso durante mais de oito horas. Apesar dos danos causados pela água, o carro foi recuperado e, para surpresa de todos, a M-Sport começou a trabalhar na sua reparação em apenas três horas. A equipa fez um esforço heroico e Tänak voltou a correr no dia seguinte, terminando a prova.

O Tour de Corse de 2019 também traria desgosto para a equipa. Elfyn Evans fez uma condução brilhante e estava prestes a vencer a sua segunda prova do WRC, mas à beira da vitória sofreu um furo nos últimos quilómetros da Power Stage, caindo para o terceiro lugar.

Apesar destes contratempos, estas ocorrências apenas reforçaram a resiliência e a determinação da equipa em continuar a obter resultados em todas as provas ao longo deste período de 22 anos.

Este feito notável de 300 eventos consecutivos de pontuações não teria sido possível sem o apoio inabalável da Ford Motor Company, que tem estado ao lado de Malcolm Wilson e da M-Sport ao longo de todo o seu percurso. A equipa irá celebrar este feito ao longo das próximas semanas.

Para Malcolm Wilson, Presidente da M-Sport UK: “Atingir 300 provas consecutivas com pontuação é um testemunho da dedicação e empenho inabaláveis da nossa equipa. O seu esforço incansável, combinado com o apoio da Ford Motor Company, incorpora verdadeiramente o espírito de desempenho e fiabilidade que nos leva a sobressair no Campeonato do Mundo de Ralis. Gostaria de agradecer a todos os membros da equipa, pilotos, co-pilotos e fãs que estiveram connosco ao longo de toda a viagem, ou em partes dela. Isto simplesmente não seria possível sem qualquer um de vós e estou tremendamente orgulhoso do que alcançámos. Agora estou a pensar em tentar alcançar os 350!”

Já para Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance: “conseguir 300 pontos consecutivos no WRC é incrível. Não me lembro de nenhuma equipa de automobilismo que tenha conseguido algo nesta escala em qualquer fórmula e o Malcolm e a equipa da M-Sport estão a ultrapassar os limites do que significa alcançar a excelência.

Temos tido uma excelente relação com a M-Sport ao longo das décadas e felicitamo-los e agradecemos-lhes a dedicação e o trabalho árduo que é necessário para obter este desempenho.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado