Lancia em ‘stand by’: Ypsilon Rally2 preso nas incertezas da FIA

A Stellantis está a fazer um compasso de espera quanto à possibilidade de construir um Lancia Ypsilon Rally2. Com os possíveis Rally2 Plus, a encruzilhada é da FIA e o dilema, da Lancia…
De acordo com notícias oriundas de Itália a Stellantis mantém em stand by o projeto de um Lancia Ypsilon Rally2. Como se sabe, no Grupo Stellantis, já existe o Citroën C3 Rally2, até uma versão mais evoluída recente, pelo que as sinergias no seio do grupo nunca fariam a Lancia necessitar de muito dinheiro nessa fase do projeto.
Contudo, a entidade que está a travar tudo é a FIA devido à incerteza que grassa à volta dos novos regulamentos dos Rally2.
A ideia da FIA e o Grupo de trabalho é aproximar os Rally2 do desempenho dos Rally1, e é aqui que a ‘porca torce o rabo’, pois se forem decididos os Rally 2 Plus, isso significará maiores custos e mexer num mercado que está bom, é um enorme risco.
Entre o enorme mercado atual de Rally2, é a qualidade das equipas e dos respetivos pilotos que tem feito a diferença e criar um Rally2 Plus faria migrar equipas e pilotos mais endinheirados para uma sub-classe acima, e não sabemos que efeitos isso teria em todo o mercado.
Por isso são naturais as hesitações da FIA. Claramente fazer cair custos nos Rally1 é imperativo, mas fazê-lo baralhando os Rally2, talvez seja um erro.
E é no meio desta indefinição toda que está a Lancia, à espera das decisões da FIA para tomar as suas próprias.
Portanto, enquanto não houver decisões claras e um estudo feito das suas potencias implicações, a marca italiana vai continuar à espera.