Lancia “4C” ou Alfa Romeo “Stratos”?
Pode um Alfa Romeo dar lugar a um Lancia? Sim, desde que o primeiro se chame 4C e o segundo Stratos. E desta vez o projeto não tem nada a ver com os devaneios de Michael Stoscheck, o patrão do grupo Brose, (patrocinador de Tiago Monteiro) que, como muitos estarão recordados, apresentou em 2010 um “novo Stratos” baseado numa plataforma modificada do Ferrari F430 (mais curta em 200 mm), o mesmo V8 de 4,3 litros, devidamente apimentado com 540 cv, e uma carroçaria desenhada pela Pininfarina – o que não deixa de ser curioso, já que o original foi desenhado pela Bertone.
Maranello, infelizmente, nunca autorizou a produção estimada de 25 unidades, e o Stratos acabou por ficar fechado na gaveta como um exercício de estilo que muitos adorariam que tivesse sido concretizado.
O novo Stratos deixou muitos fãs da Lancia a sonhar com um possível regresso aos tempos áureos da sua história
Mas… e se a Alfa Romeo servisse de inspiração a um novo Stratos? Foi o que pensou a rapaziada da Bold Ride e da Hansen Art, que decidiu aproveitar a disposição central do motor e a tração traseira do 4C, bem como as formas apaixonantes do modelo, para criar um Stratos à imagem do século XXI, até porque não falta a maravilhosa asa traseira da Lancia e aquela cobertura laminada do motor.
Uma heresia? Talvez. Mas poucos poderão discutir que não é bonito, não só porque vem pintado no esquema ‘tricolore’ da Alitalia que conduziu o Stratos a três títulos consecutivos no Mundial de Ralis, mas também porque a tornar-se realidade seria um tração traseira alimentado por um motor turbo de quatro cilindros e 1,75 litros, o ideal para desanuviar da atual fórmula “1.6 litros turbo de quatro rodas motrizes” que domina o WRC.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se recriassem mas era o projeto do Delta e o trouxessem de volta aos Rallys. Isso seria mesmo muito gratificante, penso que, para todos os fãs de rally.
Já agora porque não fazer um WRC do 500X Cros 4×4