Jarmo Mahonen: “Rali da Argentina tem cartão amarelo, com vermelho, saem do calendário…”
Os organizadores do Rali da Argentina foram advertidos por Jarmo Mahonen, responsável pelos ralis na FIA, relativamente às graves falhar de segurança que tiveram lugar o ano passado na sua prova. Recorde-se que Hayden Paddon saiu de estrada após um salto e ‘entrou’ pelo público, ferindo com alguma gravidade várias pessoas. Os espectadores estavam atrás de fitas delimitadoras colocadas pela organização, mas o responsável pela segurança foi demasiado otimista na zona em que permitiu a presença de público e o acidente deu-se. Por sorte não teve consequências mais graves. A juntar a isso, na Power Stage, que como se sabe é televisionada para todo o mundo, todos vimos em direto as saídas de estrada de Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville, no mesmo sítio, e o público presente no local a fugir para não ser atropelado. Mais uma vez, falhas graves de segurança, pois naquele local não havia qualquer tipo de controlo, e por sorte os carros bateram na mesma pedra que os imobilizou, e impediu se prosseguirem para onde estava o público. Caso algum dos carros tivesse capotado poderia, mais uma vez, ter havido um sério problema.
Depois do que sucedeu em Monte Carlo, o AutoSport sabe que a FIA ficou muito preocupada com alguma falta de segurança que se está a viver em algumas provas do WRC, e por isso foi agora feito um sério aviso de Mahonen aos organizadores argentinos: “Nunca tinha visto nada igual com o que assisti o ano passado na Argentina, quando deixaram Dani sordo sair para o troço (PowerStage) depois de um acidente que todos viram na TV. Tudo porque a prova estava a ser transmitida em direto. Isto não pode voltar a acontecer, se há um acidente o rali tem que parar, a TV não tem qualquer tipo de autoridade” começou por dizer Mahonen, relativamente à confusão que se instalou, após os acidentes: “Se voltarmos a ter os mesmos problemas na Argentina, o cartão amarelo torna-se vermelho e saem do calendário. No papel tudo é muito fácil, mas quando se faz um rali deve haver comissários e Marshall suficientes para cumprir com todas as regras de segurança”, disse Mahonen.
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Se fosse em Portugal, era vermelho directo, sem pensar .
E se fosse no Mónaco nem falta era…
Isso sem dúvida.
Mesmo. Isso até se nota no facto de o Monte Carlo nem ser mencionado e no entanto só teve mais sorte do que a Argentina, porque em termos de colocação/comportamento do público, o que se passou foi muito idêntico.
Em Monte Carlo o publico pode fazer fogueiras no meio dos troços que não haverá qualquer tipo de problema!