Jari-Matti Latvala castigado num rali de suspensão, mas com pena suspensa

Por a 24 Janeiro 2016 08:48

Jari-Matti Latvala foi castigado num rali de suspensão devido ao incidente que protagonizou ontem na sequência da sua saída de estrada e em que atropelou um espectador, mas a pena fica suspensa da sua execução durante toda a temporada do WRC e a dupla ainda tem que pagar €5.000 de multa.

Latvala tinha pedido desculpa pelo incidente e tinha referido que o fumo não lhe permitira ver nada à sua frente, mas os Comissários Desportivos viram as imagens onboard do incidente e concluiram que Latvala não disse a verdade.

Latvala disse aos Comissários: “Só quando voltei a ter visibilidade, vi uma pessoa a saltae à frente do carro e vi que podia sair dali. Nunca pensei ter batido em alguém”, mas os Comissários viram as imagens onboard e concluiram que Latvala tinha que ter visto o impacto: “Os Comissários concluem que olhando para as imagens, é difícil acreditar que o piloto ou co-piloto não se tenham apercebido que bateram num espectador, já que o seu corpo vê-se perfeitamente em cima do capot e logo à frente do pára brisas: “Nesse momento a visibilidade do lado do piloto não era assim tão má que não pudesse ver uma pessoa em cima do capot”

Segundo os Comissários, Latvala disse que a sua cabeça se tinha movido para cima e para baixo com a irregularidade do piso e nesses momentos ele não viu bem. Mas os comissários entenderam que Latvala tinha que ter visto muito gente naquela zona e nem sequer considerou a hipótese de ter batido num espectador: “Como se podia ver pelas imagens, havia imensa gente à volta por perto e quando o carro está a regressar à estrada há muita gente a correr para fugir da frente. Num caso destes é obrigação dos concorrentes parar para ver se algum espectador fora afetado”

Para além disso há ainda uma discrepância entre as versões de um elemento da WRC TV e Latvala, que disseram coisas diferentes aos Comissários relativas ao incidente. Latvala disse ao elemento da WRC TV “podes confirmar com os marshalls que não bati em nada” e o elemento da WRC TV diz que Latvala lhe disse que “saímos de estrada e batemos num espectador, não lhe batemos com força, mas por favor vê se ele está bem”

Em resumo, Latvala e o seu navegador deviam ter parado e visto se o elemento do público em que bateram estava bem e só depois retomar a sua marcha. Desta maneira, arriscaram deixar um ferido sem socorro. Calro que pelas imagens que se vê nos vídeos disponíveis se percebe que esse elemento é ajudado e logo se levanta, mas não dá para perceber se se magoou ou não…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jms
jms
8 anos atrás

Abençoado!… nem deveria correr mais.

jms
jms
8 anos atrás

E assim estamos entregues a estes “engraçados” que só vêm “resultados” – tristeza

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

Decisão justa. Jari sofreu o resultado da alta pressão e adrenalina que os pilotos têm em regressar à estrada, com a sombra da culpa de ter cometido o erro e tentar remediá-lo. Muitas são também as vezes que se apressam a pedir agressivamente ao público para vir para o meio da estrada ajudar a empurrar o carro de um local e alertar os outros pilotos, e depois nem um levantar de mão / agradecimento dão. A determinação e stress é tal que tudo em volta fica para segundo plano. Neste caso incluindo as palavras. Esteve mal e ficou com o… Ler mais »

Claudio
Claudio
8 anos atrás

Acho que tanto Latvala deveria pagar uma multa tal como a organização do rali, se os carros chegam ao adepto, significa que o mesmo se encontra mal colocado numa zona de risco.
É triste mas continuamos assistir a pessoas muito mal colocadas nas estradas e não existe grande preocupação que evitar que tal aconteça!

Miguelgaspar
Miguelgaspar
8 anos atrás

Não sei se è uma manada, se um rebanho ou um fato… agora pessoas não são. È que nem sequer vejo o pastor… Um piloto ” atropela” um animal e è castigado. O que diferencia o ser humano dos animais è a capacidade de raciocinio… logo impossivel de estar ali qualquer pessoa.

Rui 1401
Rui 1401
8 anos atrás

Concordo com o Claudio. A organização é mais culpada do que o Latvala.Se fosso no rally de Portugal, a prova já estava excluída do mundial. Todos os anos ameaçam-nos que retiram o rally de Portugal se o publico se portar mal. Ao longo deste rallye de Monte Carlo viu-se espetadores em sítios perigosíssimos e não se passa nada.Na Argentina é o que se vê, exemplo em 2015.Por isso há interesses. Viva Portugal , viva o nosso rally, viva nosso publico somos os melhores do mundo

luismico
luismico
8 anos atrás

Que estupidez. A FIA a lavar as mãos neste assunto em culpar aquele que menos culpa tem. O publico nunca deveria ali estar. Para alguns rallys do WRC as ZE sao só para enganar o parolo…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado