O que há de novo no WRC em 2018
Estamos a pouco mais de um mês do início da época de 2018 do WRC, e para já vamos relembrar o essencial do que já se sabe para a próxima temporada. A FIA ainda não publicou os Regulamentos Desportivos, pelo que essa análise será feita posteriormente.
Em termos de equipas, Andreas Mikkelsen e Anders Jæger vão competir em full-time com a Hyundai Motorsport. Depois de terem ficado apeados no final de 2016, depois da saída da Volkswagen Motorsport, a dupla correu de Skoda no WRC, Citroën e finalmente Hyundai nas últimas três provas, ficando aí a saber-se que era para continuar em 2018.
Ott Tänak e Martin Järveoja saíram da M-Sport e foram para a Toyota, onde substituem Juho Hänninen e Kaj Lindström. Hänninen e Lindström permanecem na equipa, o primeiro como piloto de testes e Lindström na gestão da equipa.
Depois da saída de Ott Tanak da M-Sport, desconhece-se para já se vai haver um terceiro piloto na M-Sport bem como será o novo nome da equipa em 2018. M-Sport World Rally Team? M-Sport/Ford World Rally Team? Ford World Rally Team? Dia 22 saberemos…
Assim sendo:
Equipa: M-Sport World Rally Team?
Carro: Ford Fiesta WRC
Pilotos
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia
Elfyn Evans/Daniel Barritt
Equipa: Hyundai Motorsport
Carro: Hyundai i20 Coupe WRC
Pilotos
Andreas Mikkelsen/Anders Jæger
Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul
Hayden Paddon/Sebastian Marshall (divide 3º carro)
Dani Sordo/Carlos del Barrio (divide 3º carro)
Equipa: Toyota GAZOO Racing WRT
Carro: Toyota Yaris WRC
Pilotos
Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla
Esapekka Lappi/Janne Ferm
Ott Tänak/Martin Järveoja
Equipa: Citroën Total Abu Dhabi WRT
Carro: Citroën C3 WRC
Pilotos
Kris Meeke/Paul Nagle
Craig Breen/Scott Martin
Stephane Lefebvre/Gabin Moreau
Khalid Al-Qassimi/Chris Patterson (provas selecionadas)
Calendário
1. Monte-Carlo 25 – 28 Janeiro
2. Suécia 15 – 18 Fevereiro
3. México 8 – 11 Março
4. França 5 – 8 Abril
5. Argentina 26 – 29 Abril
6. Portugal 17 – 20 Maio
7. Itália 7 – 10 Junho
8. Finlândia 26 – 29 Julho
9. Alemanha 16 -19 Agosto
10. Turquia 13 – 16 Setembro
11. Grã-Bretanha 4 – 7 Outubro
12. Espanha 25 – 28 Outubro
13. Áustralia 15 – 18 Novembro
Resumo das alterações:
* Wayne Christie é o novo Presidente da Comissão de Ralis da FIA, vai gerir os ralis regionais.
* Diretor de Ralis da FIA, Jarmo Mahonen, sai e passa para Vice Presidente da Comissão de Ralis.
* Carlos Barbosa continua Presidente da Comissão do WRC.
* Os resultados do WRC e o tracking passam da espanhola SIT para a australiana RallySafe.
* No calendário, sai a Polónia, entra a Turquia.
* Pirelli torna-se no terceiro fornecedor do WRC, juntando-se à Michelin e DMack.
* Há liberdade de utilização de marcas de pneus para não participantes no WRC2.
* WRC Trophy acabou.
* Deixa de haver provas obrigatórias no WRC2.
* Privados podem correr com WRC 2017 sem estes serem inscritos por equipas oficiais.
* No Junior WRC, a Pirelli é o novo fornecedor de pneus por troca com a DMack.
Martin Holmes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
para a citroen vai ser mais do mesmo , capotanços e desistencias do meek e os titulos a voar para a concorrencia .deixaram o andreas ir para a hyundai e não conseguiram o seb ogier assim vai ser dificil