Futuro incerto: Hyundai exige mudanças no WRC ou pode sair no final do ano

A Hyundai tem os dias contados no WRC? Declarações de Abiteboul aumentam dúvidas…
A incerteza sobre o futuro da Hyundai no WRC já não é novidade, mas agora as dúvidas estendem-se também a 2026, tornando o cenário ainda mais incerto.
Em declarações à Auto Hebdo, Cyril Abiteboul deixa claro que a decisão não está tomada, mas das suas declarações é muito fácil inferir que ou o WRC ruma para a direção que interessa à Hyundai, ou podem sair já no final deste ano.
O líder da estrutura baseada na Alemanha foi claro ao afirmar que “ainda não tomámos nenhuma decisão. O WRC vive um período de incerteza, especialmente no que diz respeito ao promotor, que deverá mudar de mãos em breve. Sem conhecer a estratégia dos novos responsáveis, é impossível definir planos a longo prazo pelo que aguardamos indicações tanto do promotor como da FIA. Além disso, a regulamentação para 2027, tal como está desenhada, não nos convence” sendo precisamente o caminho para 2027 que pode levar a que a equipa já não permaneça no WRC em 2026.
Inclusivamente, percebendo-se agora que à Hyundai não interessa muito o que a FIA preconiza para 2027, deixa de fazer grande sentido os rumores que apontam para a estrutura privada, a Life Live, de Thierry Neuville, poder ficar com os carros, pois seria estranho fazê-lo só por um ano, a não ser que essa mesma estrutura faça ‘outsourcing’ na construção dos Hyundai WRC27, porque uma das coisas que a FIA pretende é que qualquer (bom) preparador possa construir os carros e não somente as ‘fábricas’ oficiais. Talvez possa ser esse o caminho e isso explique porque Thierry Neuville foi o primeiro a vir a público mostrar desagrado com as especulações sobre o futuro da Hyundai no WRC. “O destino da equipa continua indefinido, mas enquanto não houver uma decisão concreta, lançar rumores só gera confusão”, afirmou o piloto belga.
Certo é que a Hyundai vai para o WEC e se for confirmada a saída da Hyundai a FIA só tem um caminho: promover os Rally2 para a categoria de topo do WRC, com ‘um qualquer’ Rally2 Plus, um kit que permita a qualquer equipa fazer upgrade e correr na categoria principal.
Vamos ver o que sucede até lá, não esquecendo que estas palavras de Abiteboul deixam claramente perceber que a possível saída da Hyundai no final deste ano não é apenas um rumor, é uma forte possibilidade.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Querem ir, que vão!!
Deixem a Toyota e a Ford no WRC que quando a Hyundai cá chegou já estas equipas andavam há muitos anos!
E outras virão!
Ou por a Hyundai sair o WRC vai acabar, é? NUNCA!
Compreendo a reacção…