FIA não autoriza Polo WRC 2017 no campeonato do mundo
A FIA anunciou esta terça-feira que o Polo R WRC 2017 não pode competir no campeonato do mundo de ralis.
Depois de ter ultrapassado a data limite de 1 de janeiro para homologar o carro, a Volkswagen Motorstport tinha a expetativa que o carro pudesse ser aprovado posteriormente, de modo a que equipas privadas o utilizassem no WRC.
Na reunião do mês passado no Mónaco os outros construtores levaram várias objeções a essa homologação extraordinária, e apesar de reuniões seguintes entre a FIA e a Volkswagen a entidade federativa optou por não permitir que o Polo R WRC 2017 fosse homologado.
Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport, afirmou que foi proposto um aluguer a equipas e pilotos privados, mas que isso “não é possível à luz dos atuais regulamentos do WRC”.
Smeets resigna-se à decisão federativa, embora lamente a situação que agora é colocada aos seus potenciais clientes, sendo que a Volkswagen Motorsport pode sempre fornecer Polo R WRC com as especificações do ano passado.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mesmo que os carros corressem extra-campeonato, nenhuma marca iria gostar de se ver batida por carros de aluguer, que todos sabemos terem uma marca.
Talvez a VW devesse ter pensado no assunto mais cedo.
Admiro o que a VW fez nos últimos 5 anos, mas tem que haver bom senso.
Isto de “sair não saindo” é muito feio e baixo. Muito bem, FIA. A espertalhona VW que “vá à vó”!
Na verdade e após a data de término da homologação, apenas havia uma possibilidade para fazer correr os Polo e era dessa se tem vindo a falar desde o inicio do ano, ou seja, a reunião extraordinária em que todos construtores teriam de concordar e permitir a inscrição do mesmo ao abrigo de iguais regulamentos. Logo não foi a FIA que não autorizou, bastou o bem vincado NÃO da Citroen mesmo antes dessa reunião para restantes equipas entrarem em desacordo também. Pena que a Citroen saiba o talento de quem se iria sentar num deles e não o tenha colhido.
A citroen, ao contrário da Toyota q a posição deles era tipo tanto faz quantos mais melhor, a Hyundai assim assim e a M- sport não achava mta piada, era a grande impulsionadora para VW não entrar em algumas provas do WRC através do aluguer dos seus carros e estrutura a alguma equipa privada, salvaguardando se assim de levar algumas hipotéticas enrabadelas de um carro “não oficial ”
Então mas em que condições (sobretudo de ordem de saída para os troços dos seus pilotos) a citroen consegui na última época dois brilharetes, inclusive uma aqui em Portugal??
Muito sinceramente nao acredito, que de uma forma continuada a VW continuasse a ganhar. Se estivermos atentos sozinho quantas provas ganhou Ogier,que este ano com a M Sport volta a ser o mais sério candidato ao titulo mundial.