FIA muda ordem de partida, agora só falta Ogier não se ir embora…

Por a 30 Novembro 2016 17:39

Seria no mínimo irónico. Na altura em que a FIA alterou novamente a ordem de partida nos ralis do WRC, Sébastien Ogier sair… O francês tem agora ainda mais um argumento para se manter no WRC, o que sendo provável acontecer, ainda não é certo. Quem se chegou à frente, a Toyota, já levou nega, e por isso o melhor é Malcolm Wilson oferecer pouco dinheiro ao francês. Mais a sério, deverá ser mesmo para a M-Sport que Ogier vai, mas a Citroën ainda não atirou a toalha para o ringue, e ainda pode ter uma palavra a dizer.

Entretanto, os senhores do Conselho Mundial da FIA reuniram hoje em Viena e decidiram reverter novamente a ordem de partida dos ralis do WRC. Como se sabe, as regras que estiveram em vigor até ao fim do WRC 2016, obrigavam o líder do campeonato a ser o primeiro a ir para a estrada nos dois primeiros dias de cada prova, o que de acordo com a maioria dos pilotos era uma penalização demasiado excessiva nos ralis de terra, sendo-lhe impossível recuperar da desvantagem no último dia da competição, momento em que a ordem de partida é feita de acordo com a ordem inversa da classificação na prova.

Agora, o líder do campeonato passa a abrir a estrada apenas no primeiro dia da competição. A partir daí ter-se-à em conta a classificação do rali, mas com os carros a irem para a estrada no sábado e domingo em ordem inversa, tal como ocorria em 2014. Para além disso, a FIA confirmou a criação duma Taça para Privados, para carro pré-2017 e a exemplo das categorias inferiores, os pilotos que disputarem esta competição poderão participar em sete ralis, contando seis para a sua classificação. O Júnior WRC passa a ser disputado pelos Fiesta R2 fornecidos pela M-Sport, sendo também divulgado um novo calendário, com o Rali da Polónia a reaparecer

Calendário WRC 2017:

Data Evento

20-22 Janeiro Monte Carlo

10-12 Fevereiro Suécia

10-12 Março México*

7-9 Abril França/Córsega

28-30 Abril Argentina

19-21 Maio Portugal

9-11 Junho Itália/Sardenha*

30 Junho – 2 Julho Polónia

28-30 Julho Finlândia

19-20 Agosto Alemanha

6-8 Outubro Espanha*

27-29 Outubro Grã-Bretanha/Gales

17-19 Novembro Austrália

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
8 anos atrás

Acho normal, que Ogier, mesmo sendo melhor que todos os outros seja tratado de uma forma menos penalizante. Mas continuo a ser contra campeonatos mundiais monomarca, como o JWRC ser M-Sport, o LMP2 seja 4 chassis com motor Gibson… Já não chega a cilindrada e arquitectura de motor unícos nas categorias WRC, e formulas.
Espero que a comissão dos jogos olimpicos não obrigue os atletas a usarem sapatos todos da mesma medida.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado