FIA muda ordem de partida, agora só falta Ogier não se ir embora…
Seria no mínimo irónico. Na altura em que a FIA alterou novamente a ordem de partida nos ralis do WRC, Sébastien Ogier sair… O francês tem agora ainda mais um argumento para se manter no WRC, o que sendo provável acontecer, ainda não é certo. Quem se chegou à frente, a Toyota, já levou nega, e por isso o melhor é Malcolm Wilson oferecer pouco dinheiro ao francês. Mais a sério, deverá ser mesmo para a M-Sport que Ogier vai, mas a Citroën ainda não atirou a toalha para o ringue, e ainda pode ter uma palavra a dizer.
Entretanto, os senhores do Conselho Mundial da FIA reuniram hoje em Viena e decidiram reverter novamente a ordem de partida dos ralis do WRC. Como se sabe, as regras que estiveram em vigor até ao fim do WRC 2016, obrigavam o líder do campeonato a ser o primeiro a ir para a estrada nos dois primeiros dias de cada prova, o que de acordo com a maioria dos pilotos era uma penalização demasiado excessiva nos ralis de terra, sendo-lhe impossível recuperar da desvantagem no último dia da competição, momento em que a ordem de partida é feita de acordo com a ordem inversa da classificação na prova.
Agora, o líder do campeonato passa a abrir a estrada apenas no primeiro dia da competição. A partir daí ter-se-à em conta a classificação do rali, mas com os carros a irem para a estrada no sábado e domingo em ordem inversa, tal como ocorria em 2014. Para além disso, a FIA confirmou a criação duma Taça para Privados, para carro pré-2017 e a exemplo das categorias inferiores, os pilotos que disputarem esta competição poderão participar em sete ralis, contando seis para a sua classificação. O Júnior WRC passa a ser disputado pelos Fiesta R2 fornecidos pela M-Sport, sendo também divulgado um novo calendário, com o Rali da Polónia a reaparecer
Calendário WRC 2017:
Data Evento
20-22 Janeiro Monte Carlo
10-12 Fevereiro Suécia
10-12 Março México*
7-9 Abril França/Córsega
28-30 Abril Argentina
19-21 Maio Portugal
9-11 Junho Itália/Sardenha*
30 Junho – 2 Julho Polónia
28-30 Julho Finlândia
19-20 Agosto Alemanha
6-8 Outubro Espanha*
27-29 Outubro Grã-Bretanha/Gales
17-19 Novembro Austrália
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Acho normal, que Ogier, mesmo sendo melhor que todos os outros seja tratado de uma forma menos penalizante. Mas continuo a ser contra campeonatos mundiais monomarca, como o JWRC ser M-Sport, o LMP2 seja 4 chassis com motor Gibson… Já não chega a cilindrada e arquitectura de motor unícos nas categorias WRC, e formulas.
Espero que a comissão dos jogos olimpicos não obrigue os atletas a usarem sapatos todos da mesma medida.