Família Solberg testou o lendário Škoda 200 RS: “O torque do motor torna fácil controlar quando sais de lado”
Ex-campeão Mundial de Ralis, Petter Solberg, e o seu filho Oliver, testaram o lendário Škoda 200 RS
Fabricado em 1974, o Škoda 200 RS competiu como protótipo.
Foi exatamente há 50 anos, que o Škoda 200 RS estabeleceu a designação RS, que hoje adorna os carros mais desportivos da Škoda. O 200 RS surgiu com tração traseira, um motor traseiro de dois litros, ‘entregando’ mais de 170 cv de potência e uma carroçaria leve.
Agora, Petter Solberg e o seu filho Oliver Solberg, tiveram um encontro muito especial: os pilotos de rali colocaram à prova o lendário Škoda 200 RS.
O Škoda 200 RS e o campeão mundial de rally da FIA de 2003, Petter Solberg, têm muitas coisas em comum: ambos nasceram em 1974 e ambos ainda são rápidos e estão em boa forma, como mostrou um recente encontro entre eles. Petter Solberg trouxe também o seu filho Oliver, de 22 anos, que compete na categoria WRC2 com um Škoda Fabia RS Rally2, e atualmente lidera a classificação geral.
O Škoda 200 RS era muito inovador para a época, com painéis de alumínio que reduziam o peso total para cerca de 800 quilogramas e travões de disco em todas as quatro rodas. O motor de 2.0 litros entregava mais de 170 cavalos-vapor de potência para as rodas traseiras. O carro atingia velocidades máximas de até 240 km/h, dependendo da relação de caixa de velocidades.
“Deve ter sido uma experiência especial guiá-lo em competição”, disse Petter Solberg ao assumir o volante do carro de 50 anos. O veredito do ex-campeão mundial de rali após algumas passagens rápidas: “O torque do motor torna fácil controlar quando sais de lado. O peso do motor na traseira oferece uma grande tração, e o equilíbrio é muito bom, o que o torna fácil de pilotar.”
O Škoda 200 RS fez a sua estreia em maio de 1974 no Rally IDA, no que era então a Checoslováquia. Algumas semanas depois, a Škoda também inscreveu dois carros no Rally Barum e no Rally Škoda, em Mladá Boleslav. Lá, os dois Škoda 200 RS pintados de vermelho e branco competiram lado a lado com o seu carro-irmão, o Škoda 180 RS.
Os engenheiros da Škoda desenvolveram um carro de rali de primeira linha que poderia competir contra os concorrentes mais fortes. Mas as coisas tomaram um rumo diferente. Novos regulamentos trouxeram o fim prematuro das carreiras do 180 RS e do 200 RS: a homologação de protótipos não era mais permitida para ralis. Em vez disso, apenas carros baseados em modelos de produção foram autorizados a competir. Como consequência, apenas dois Škoda 200 RS e um Škoda 180 RS foram construídos.
No entanto, experiência suficiente foi adquirida para desenvolver um novo carro de rali baseado no Škoda 110R, o Škoda 130 RS. Com este modelo, os pilotos da Škoda conquistaram sucessos em ralis nacionais e internacionais até 1983. Hoje, a Škoda usa a designação RS para os carros desportivos da marca.