EoT ( Equivalence of Technology) no WRC em 2027?
O Dakar já o faz há algum tempo, a ‘mistura’ de conceitos, com um EoT ( Equivalence of Technology) e
pelos vistos os ralis podem vir a tê-lo em 2027. Há muito que o Grupo de Trabalho do WRC tem vindo a explorar mudanças de médio e longo prazo, e se há algo que os construtores podem estar abertos é exatamente fazer um paralelo nos ralis do que é atualmente a indústria automóvel.
Ou seja, poder ter ralis com carros com motor de combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio e ainda combustíveis sustentáveis. Com o EoT ( Equivalence of Technology).
Funciona no Rali Dakar, pode funcionar no WRC, especialmente se essa abertura de tecnologias despertar o interesse de mais construtores. Como se sabe, a Audi foi para o Dakar com uma tecnologia totalmente diferente, demorou três anos, mas conseguiu chegar aos triunfos.
Porque não nos ralis?
Há a possibilidade de haver uma variedade de opções e isso potencia o possível envolvimento de mais fabricantes em 2027: “EV (Veículo Elétrico), ICE (Motor de Combustão Interna) com combustível sustentável, hidrogénio, e uma possível mistura de todos os anteriores através do equilíbrio do desempenho… tudo está em cima da mesa. Sabemos que a Alpine queria um VE para o WRC, mas sabemos que a Subaru pode não estar tão interessada, esta resolução oferece potencialmente uma oportunidade para todos”, escreve o DirtFish citando uma fonte.
Como funciona o EoT, sigla para Equivalence of Technology. É um sistema implementado no Dakar com o objetivo de nivelar a performance entre os diferentes carros participantes e procura garantir que todos os competidores tenham chances semelhantes de vencer, independentemente do tipo de tecnologia que os seus carros utilizam.
Como funciona?
O EoT funciona através de um conjunto de regras e medidas que ajustam o desempenho dos carros de acordo com as suas características técnicas. Isso inclui fatores como:
Potência do motor: carros com motores mais potentes podem ter restrições de peso ou fluxo de ar através do restritor da admissão de ar no motor.
Peso: carros mais leves podem ter que carregar lastro adicional.
Aerodinâmica: a eficiência aerodinâmica dos carros pode ser limitada.
Consumo de energia: carros híbridos ou elétricos podem ter restrições na quantidade de energia que podem usar.
O principal objetivo do EoT é promover a competitividade, garantindo que a habilidade dos pilotos e a estratégia das equipas sejam os fatores determinantes na disputa pelo triunfo.
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Antes de mais devo dizer que sempre defendi a diversidade no mundial de ralis e nos ralis em geral. Diversidade de provas, de marcas/construtores, fornecedores de pneus, etc. Dito isto, este não parece ser o caminho melhor, porque se continua a complicar tudo e mais alguma coisa, porque se quer agradar a todos, o que é sempre complicado de fazer, no minímo. O EOT ( ou BOP ), é uma forma artificial de misturar, equilibrar, ajustar o que é diverso e diferente. De que vale uma equipa investir em desenvolvimento, testes e tudo o mais, se depois um orgão regulador… Ler mais »
Assino por baixo.
De acordo, não parece que seja o caminho a seguir.