EoT ( Equivalence of Technology) no WRC em 2027?

Por a 23 Maio 2024 20:33

O Dakar já o faz há algum tempo, a ‘mistura’ de conceitos, com um EoT ( Equivalence of Technology) e

pelos vistos os ralis podem vir a tê-lo em 2027. Há muito que o Grupo de Trabalho do WRC tem vindo a explorar mudanças de médio e longo prazo, e se há algo que os construtores podem estar abertos é exatamente fazer um paralelo nos ralis do que é atualmente a indústria automóvel.

Ou seja, poder ter ralis com carros com motor de combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio e ainda combustíveis sustentáveis. Com o EoT ( Equivalence of Technology).

Funciona no Rali Dakar, pode funcionar no WRC, especialmente se essa abertura de tecnologias despertar o interesse de mais construtores. Como se sabe, a Audi foi para o Dakar com uma tecnologia totalmente diferente, demorou três anos, mas conseguiu chegar aos triunfos.

Porque não nos ralis?

Há a possibilidade de haver uma variedade de opções e isso potencia o possível envolvimento de mais fabricantes em 2027: “EV (Veículo Elétrico), ICE (Motor de Combustão Interna) com combustível sustentável, hidrogénio, e uma possível mistura de todos os anteriores através do equilíbrio do desempenho… tudo está em cima da mesa. Sabemos que a Alpine queria um VE para o WRC, mas sabemos que a Subaru pode não estar tão interessada, esta resolução oferece potencialmente uma oportunidade para todos”, escreve o DirtFish citando uma fonte.

Como funciona o EoT, sigla para Equivalence of Technology. É um sistema implementado no Dakar com o objetivo de nivelar a performance entre os diferentes carros participantes e procura garantir que todos os competidores tenham chances semelhantes de vencer, independentemente do tipo de tecnologia que os seus carros utilizam.

Como funciona?

O EoT funciona através de um conjunto de regras e medidas que ajustam o desempenho dos carros de acordo com as suas características técnicas. Isso inclui fatores como:

Potência do motor: carros com motores mais potentes podem ter restrições de peso ou fluxo de ar através do restritor da admissão de ar no motor.

Peso: carros mais leves podem ter que carregar lastro adicional.

Aerodinâmica: a eficiência aerodinâmica dos carros pode ser limitada.

Consumo de energia: carros híbridos ou elétricos podem ter restrições na quantidade de energia que podem usar.

O principal objetivo do EoT é promover a competitividade, garantindo que a habilidade dos pilotos e a estratégia das equipas sejam os fatores determinantes na disputa pelo triunfo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sergiomiguel7972gmail-com
sergiomiguel7972gmail-com
6 meses atrás

Antes de mais devo dizer que sempre defendi a diversidade no mundial de ralis e nos ralis em geral. Diversidade de provas, de marcas/construtores, fornecedores de pneus, etc. Dito isto, este não parece ser o caminho melhor, porque se continua a complicar tudo e mais alguma coisa, porque se quer agradar a todos, o que é sempre complicado de fazer, no minímo. O EOT ( ou BOP ), é uma forma artificial de misturar, equilibrar, ajustar o que é diverso e diferente. De que vale uma equipa investir em desenvolvimento, testes e tudo o mais, se depois um orgão regulador… Ler mais »

ruimssousa
ruimssousa
Reply to  sergiomiguel7972gmail-com
6 meses atrás

Assino por baixo.

FRL
FRL
Reply to  sergiomiguel7972gmail-com
6 meses atrás

De acordo, não parece que seja o caminho a seguir.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado