Elfyn Evans vence Rali Turquia e tem WRC ‘na mão’
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) venceram o Rali da Turquia, naquela que é a sua segunda vitória do ano, terceira da carreira, o que aliado ao abandono de Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), que já no último dia de prova viram o motor do Yaris ‘arder’.
Desta forma, o galês posiciona-se bastante bem na luta pelo campeonato, já que fica com 18 pontos de avanço para Ogier, isto quando faltam apenas dois ralis para o fim do campeonato. Há 60 pontos em jogo, na próxima prova, na Sardenha, Evans vai ter dificuldades devido à ordem de partida, mas dezoito são muitos pontos e podem bem terminar o hiato de títulos britânicos, algo que já não sucede desde que Richard Burns venceu o Mundial de 2001.
Segundo lugar para Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai I20 Coupé WRC) que venceram a PowerStage e minimizaram ao máximo as perdas, já que recuperaram 23 pontos a Ogier. Contudo, os 32 pontos de atraso para Evans são pouco menos que irrecuperáveis no Mundial, embora não impossíveis. Ainda que não, matematicamente, pois estão 60 em jogo, isto se não for introduzida mais alguma prova, algo que não nos parece que vá suceder. Depois de um primeiro dia difícil, por causa do pó, estava a fazer bem o seu trabalho, liderava a prova, mas na nona especial um furo estragou-lhe um possível triunfo.
Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai I20 Coupé WRC) foram ao pódio naquela que pode ter sido a sua derradeira prova no WRC. Estiveram na luta pelo segundo lugar, entraram para o último dia de prova empatados com Ogier, mas tal como sucedeu a várias equipas, a PE9 foi demolidora e aí perderam 1m20s, devido a um furo, caindo para o quarto posto da geral, ainda que se mantivessem na luta pelo pódio que acabaram por conseguir.
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) foram quartos classificados, depois de terem rodado quase toda a prova na quinta posição. Subiram com o abandono de Ogier. Um rali regular, numa prova que como se percebeu, foi de sobrevivência para todos.
Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) teve vários contratempos durante o rali, andou mal, mas foi bem melhor o resultado do que a exibição, ao terminar na quinta posição.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) foi sexto, depois de muitos problemas, sendo que depois do abandono no segundo dia, com um problema na direção do i20 WRc, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 Coupé WRC) ainda foram buscar quatro pontos na PowerStage, mas a possível revalidação do título está a 27 pontos de distância, o que parece demais quando se trata de um piloto tão regular quanto Elfyn Evans. Curiosamente, tem os mesmo 70 pontos que Kalle Rovanpera.
Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) entraram para o derradeiro dia de prova na luta pelo segundo lugar, já que o triunfo estava em teoria entregue a Neuville, mas tratando-se isto do Rali da Turquia, quase nada é o que parece e Ogier desistiu quando era terceiro, a duas especiais do fim, com graves problemas no motor. Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) e Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Hyundai I20 Coupé WRC) também ficaram pelo caminho.
Agora, o WRC ruma à Sardenha onde Evans não vai ter vida fácil, pois sai na frente num dos piores ralis do ano para o fazer. Mas com a vantagem que tem, pode fazer um rali de contenção e esperar para ver como param as modas. Seja como for, os números dizem agora que estão dois pilotos da Toyota nas duas primeiras posições do campeonato, mas as coisas ainda não estão definidas.
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Quem diria no início da época que Evans se viria a posicionar (merecidamente) como um candidato muito sério ao título? E que Makinen, confrontado com a saída pouco simpática de Tanak viria a montar uma equipa deste calibre, ainda por cima contando com um piloto com o futuro de Rovanpera? Adamo que repita agora que os outros é que se julgam muito espertos…
Neuville não merecia o furo desta manhã. Fez um rali perfeito… mas não teve a sorte do seu lado. A vitória tê-lo-ia relançado na luta pelo título…
O Neuville e os outros. Nessa pec foram mais os pilotos a ter furos / problemas, do que os que não tiveram.
E no rally todo só 2 ou 3 pilotos (um deles o Evans) é que não tiveram nenhum furo / problemas.
O Evans teve de gerir o andamento na tarde de sábado, perdeu bastante tempo em 2 pecs, devido a problemas com pneus…
Fez um rally peerfeito como todos os outros fazem, até algo acontecer…
E mais uma vez se prova que o Malkson é um grande director pena a Ford não lhe dar os maios que necessitava assim tem visto as suas apostas serem campeões em equipas rivais 😉
Querem ver que o Neuville vai secar mais um ano? E o Evans, que foi tão menosprezado por tantos, o vai conseguir antes? É certo que se trata de um “meio” campeonato atipico, com falta de provas, mas ainda assim só lá chega quem tiver pernas. Ter equipas com tres carros, mesmo quando apenas temos duas a verdadeiramente disputar a vitória, é algo fantástico. Especialmente quando encontramos nestas, pilotos com um calibre de altissima qualidade. Todos merecem, mas só um vai ser vencedor. A diferença do WRC, é que os pilotos não têm clausulas nos contratos, que os façam ter… Ler mais »
Também eu. E no entanto, vimos aqui, e há dez vezes menos comentarios no fim de um rally do Mundial, com pilotos deste calibre, e competividade que a F! nem sonha, do que vemos quando sái uma noticia ou uma fofoca qualquer da F1. Para mim, o adepto “tipico” da F1 está demasiado parecido com o pessoal da bola: não gostam do jogo mesmo, gostam apenas da sua cor. E são cegos a qualquer outra realidade.
A F1 rende mais telenovela, mais teorias da conspiração, mais insultos entre comentadores.
Gosto do desporto em si, mas as notícias e os comentários da maior parte dos adeptos deixam muito a desejar.
Era “bem feito” para a Hyundai não conseguir nenhum dos campeonatos.
Eles tentam contratar todos os bons pilotos, mesmo que só coloquem alguns a correr 1 ou 2 provas.
Gosto do Tanak, e não desgosto do Neuville mas não sei se vão conseguir ganhar campeonatos na Hyundai.
Acho que pilotos como o Evans, Mikkelsen, Lappi têm possibilidades de lutar por campeonatos estando numa boa equipa, e tendo apoio da equipa (não estando só a trabalhar para os outros).
Actualmente temos ainda o Ogier, Tanak e o Neuville um pouco atrás destes dois. O filho Rovanpera aparenta ser bem melhor que o pai. Não creio que o Mikkelsen tenha andamento, pois já teve oportunidade de o demonstrar e ficou sempre aquem… Diversas vezes. Quanto ao Lappi, tb não me quer parecer. O Evans já tinha demonstrado no passado o potencial que tem. Há posturas que não enganam. O Breen é inconsistente e nem com a “graxa” que deu à Hyundai na Estónia, nem com a excelente prova que fez (tb de todos devia ser dos que conhecia melhor o… Ler mais »