Elfyn Evans vence Rali do Japão,Toyota Campeã de Construtores
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) terminam finalmente o ano com um triunfo. O galês vence o Rali do Japão e a sua equipa confirma o título de Construtores na Power Stage. A Hyundai fica com o título de Pilotos, o que aconteceria de qualquer forma, a questão era apenas de saber com que piloto, mas o despiste de Ott Tanak na PEC17 entregou de imediato o ceptro para Neuville.
Com o abandono do estónio, as contas complicaram-se muito para a Hyundai, que passou a ficar basicamente em igualdade de circunstâncias com a Toyota, virtualmente, claro porque as contas só são efetivas no fim, mas sem Tanak, e os pontos que este ‘reservou’ sábado, todos os outros subiram de posição e as contas mudaram radicalmente, com a Toyota a confirmar os números já na última especial.
Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) foi segundo com Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) a terminarem no pódio.
Depois de muitos anos de inúmeros desgostos, Thierry Neuville pode finalmente desfrutar da glória do seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Ralis no Rali do Japão, com a Toyota Gazoo Racing a selar a coroa dos construtores após um último dia emocionante e cheio de drama.
O campeonato de Neuville e do seu copiloto Martijn Wydaghe foi assegurado de forma dramática no início do domingo, quando o seu companheiro de equipa Ott Tänak – o único piloto que o podia desafiar – perdeu a liderança do seu Hyundai i20 N Rally1 na primeira especial do dia do dia. Com uma vantagem de 25 pontos a caminho do final da temporada, o título de Neuville estava garantido com quatro troços ainda pela frente.
O drama tardio encerrou uma semana de montanha-russa para o belga, que lutou desde o 15º lugar após uma falha no turbocompressor na sexta-feira para terminar em sexto lugar na geral. A sua vitória histórica é a primeira não só para ele e Wydaeghe, mas também para o seu país natal, a Bélgica, e para a equipa Hyundai Motorsport, após uma década no WRC.
Neuville teve pouco tempo para saborear o seu tão esperado triunfo, com o acidente de Tänak a dar uma reviravolta cruel nas aspirações da Hyundai ao título de construtores. A marca coreana estava em vantagem à entrada para o último dia, mas o pêndulo voltou a pender para a Toyota após um tenso confronto na Wolf Power Stage. Sébastien Ogier, Takamoto Katsuta e Elfyn Evans tiveram desempenhos de garra quando mais importava, ajudando a marca Toyota a conquistar o seu oitavo título de construtores do WRC.
Recordando o que se passou no último dia, na PEC 18, depois do abandono de Ott Tänak, a Toyota passou a ficar muito bem posicionada na luta pelo título de construtores, que passaram a estar virtualmente em igualdade pontual, mas tudo estava por decidir devido ao superdomingo e a PowerStage. Evans liderava na frente de Ogier, seguia-se Fourmaux e Katsuta em quarto. No WRC2, o finlandês Sami Pajari continuava a fazer uma gestão perfeita da sua prova.
N troço seguinte, PEC 19, o campeonato de construtores estava completamente relançado, Tänak perdia s pontos de sábado, a Hyundai recuperava Mikkelsen.
Os dois construtores estavam praticamente em pé de igualdade. Nas classificações do super domingo, a Hyundai estava bem encaminhada para uma dupla classificação e tudo iria resumir à Power Stage.
Na PEC20 o mais registo mais rápido foi estabelecido por Takamoto Katsuta, três décimos à frente de Adrien Fourmaux. Andreas Mikkelsen foi o terceiro mais rápido, enquanto Thierry Neuville foi apenas sexto, assumindo a liderança deste super-campeonato. No campeonato dos construtores, a situação mantém-se inalterada, com a Hyundai e a Tänak empatadas em pontos.
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Parabéns Elfyn p’la vitória no rali… e Parabéns Toyota!
(Dei os parabéns ao Neuville noutro lado)