E se a qualificação voltasse ao WRC?
Este Rali de Portugal está a ser marcado por uma conversa que já foi muito debatida no passado, mas que está agora a regressar em força porque há vários pilotos a tempo parcial e com sete de provas do Mundial de Ralis em pisos de terra pela frente, esta questão ganha importância, ainda que, como é lógico nada vá mudar este ano. Mas para o ano, talvez, se a pressão se mantiver.
Como se sabe, há qualificação no Europeu de Ralis, quem for o mais rápido, e assim por diante, escolhe a sua ordem de partida. Atualmente, a ordem é invertida à classificação do campeonato.
As qualificações foram eliminadas e a ordem de partida passou a ser invertida há precisamente 10 anos, em 2014. No primeiro dia, a ordem de partida é a ordem do campeonato. Nos dias seguintes, a ordem de partida é invertida em função da classificação do rali. Esta regra aplica-se aos pilotos das Prioridades 1 e 2.
E Ott Tänak disse hoje que gostaria de ver a qualificação reintroduzida no WRC assegurando que os pilotos de topo preferem a qualificação. O problema é que os menos rápidos, não.
Os prós e os contras:
A qualificação é mais justa, mas cria ainda mais diferenças entre os mais rápidos e os outros
A ordem de partida como está penaliza sempre os melhores do campeonato, no primeiro dia de prova e afeta os restantes dias, porque quem sai na frente fica para trás e nos outros dias volta a sair na frente porque estava mais atrasado na classificação.
Na verdade, a verdadeira essência dos ralis é mesmo isto. Nunca um piloto apanha as mesmas condições do que anterior e que o seguinte…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI