CRÓNICA: Quatro galos para um poleiro no WRC 2020?

Por a 20 Dezembro 2019 16:04

Um dos pontos bem interessantes do próximo Mundial de Ralis passa pelas trocas de equipa que tiveram lugar ao mais alto nível e isso pode baralhar bem a competição. Tendo em conta o que se tem visto Ott Tanak fazer nos últimos dois anos, especialmente este, não ficam muitas dúvidas que em termos de velocidade já não fica a “dever nada a ninguém”, pelo que a sua passagem para a Hyundai deverá retirar-lhe um pouco de competitividade nos primeiros tempos, já que terá de passar pelo necessário período de adaptação ao carro e à equipa.

O mesmo se passará com Sébastien Ogier e Elfyn Evans na Toyota. Logicamente, uma nova realidade para ambos significará algumas dificuldades, pois a este nível é muito provável que as coisas possam não sair perfeitas à primeira.

De qualquer forma, a categoria dos três pilotos referidos vai permitir ultrapassar muitas etapas, subir degraus dois a dois, e não é de admirar que os três surjam de imediato na frente do primeiro rali. Convém também lembrar que o Monte Carlo é uma prova muito específica, e o que ali se vê não seve de bitola para o resto do campeonato. Há um ano, foi a Citroën que venceu, por intermédio de Ogier.

Curioso será perceber quem se vai adaptar mais depressa à sua nova equipa. Ott Tanak à Hyundai ou Sébastien Ogier e Elfyn Evans à Toyota?

Não é novidade para ninguém que o Hyundai i20 WRC, não é um carro fácil. Veja-se o que passou Andreas Mikkelsen com ele. E o norueguês é um bom piloto. Por isso, será engraçado perceber quando Tanak fará jogo igual com Thierry Neuville, que arranca em 2020 com essa vantagem face ao novo colega de equipa. Quando ela se irá esbater é um tema interessante.

Este será um duelo muito curioso de seguir, sabendo-se que Neuville nunca ‘perdeu’ (nos últimos anos) para um colega de equipa, na Hyundai. Mas também nunca teve um tão forte quanto Tanak. Sébastien Loeb não conta, porque só faz algumas provas.

Do lado da Toyota, também será interessante perceber se o que se viu da equipa este ano era muito mais atribuível a Ott Tanak, ou o carro é mesmo o que parece ser. Muito bom. Se for, então vamos ter um WRC 2020 pelo menos tão interessante quanto o foram estes dois últimos anos, pois ou muito me engano, ou vamos ter não três, mas quatro galos para um só poleiro…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado