CRÓNICA: Estou preocupado com o WRC
Uma
apresentação de uma marca é sempre um momento importante no
desporto motorizado, e mesmo que as novidades não sejam muitas – o
que neste momento em que escrevo é incerto, porque a apresentação,
da Skoda MotorSport, ainda não decorreu, é sempre bom falar com os
colegas jornalistas que seguem o WRC, de várias proveniências, e
todos eles têm um ponto em comum: estão preocupados com o futuro do
WRC. O que também se passa comigo…
A
saída da Citroën foi uma notícia muito má e ainda que o
campeonato de 2020, se espere novamente competitivo, com Sébastien
Ogier e Elfyn Evans na Toyota, face a Thierry Neuville e Ott Tanak na
Hyundai, é preciso olhar mais longe e esse horizonte tem muitas
nuvens negras.
Neste
momento nem sequer é possível garantir que os híbridos no WRC vão
ver a luz do dia em 2022, já que as marcas têm de dar o “sim ou
sopas” à FIA até abril de 2020, e se algo falhar, a possibilidade
da FIA dar um forte passo atrás é muito forte.
Esse
passo atrás pode fazer os adeptos sentirem-se como na transição de
1986 para 1987, e embora a passagem dos atuais WRC para uma espécie
de R5 Plus como topo do WRC para obviar custos e dar um passo atrás
para dar depois dois à frente, não fosse, se acontecesse, tão
radical, a verdade é que o WRC está a passar por momentos difíceis.
Fonte
da FIA diz que está na calha a decisão para um novo construtor, e
mesmo não dizendo qual, todos os que nos lembramos, parecem
improváveis. Subaru? Talvez, repetir algo que já teve muito sucesso
na marca. Mitsubishi, que passou por momentos muito difíceis e está
a reerguer-se. Opel? Não, está no Grupo PSA. Algo vindo da aliança
Renault/Nissan? Com a Renault na F1 e a Nissan na Fórmula E parece
difícil. Nem sequer é fácil olhar para a lista de marcas e
especular.
O
Grupo Volkswagen já disse que desporto motorizado, só
‘eletrificado’. Até a Audi está na corda bamba no DTM.
Mesmo que
a FIA optasse pelos R5 Plus para o topo dos ralis, mesmo havendo oito
marcas com R5, é mais fácil excluir que acrescentar. Citroën C3
R5, Ford Fiesta R5 MK2, Hyundai i20 R5, Peugeot 208 T16 R5, Proton
Iriz R5, Škoda Fabia R5 evo e Volkswagem Polo GTI R5. A Toyota tem o
Etios R5, mas não é um produto global, a Mitsubishi tem o Mirage,
mas com homologação ‘local’.
A Toyota já mostrou vontade de
construir um R5, deve estar a fazê-lo no segredo dos deuses, mas
ainda é cedo. Portanto, também não seria um caminho fácil.
A
verdade é que os novos WRC de 2017, e o sucesso imediato que
trouxeram, ‘adormeceram’ os responsáveis do WRC, e esta recente
febre dos construtores com a eletrificação – não podem deixar de
ir atrás das modas – está a colocar problemas ao WRC que se
atrasou nesse aspeto.
O WEC tem híbridos há uma década, a F1
desde 2014, e já tinha KERS e afins, o WorldRX marcou passo porque
os construtores não quiseram ‘virar’ elétricos já em 2020, e o
WRC, se tiver ‘eletricidade’ será em 2022, e com sistemas muito
básicos para o que já existe na indústria automóvel.
Portanto, estou oficialmente seriamente preocupado com o WRC e temo nova travessia do deserto a médio prazo. Espero, muito sinceramente, que não seja assim…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI