Citroën Racing não tem projetos para Sébastien Loeb

Por a 27 Julho 2017 17:51

Yves Matton, Diretor da Citroën Racing revelou que apesar da colaboração com Sébastien Loeb que vai ’emprestar’ o seu conhecimento para ajudar a Citroën, marca do Grupo PSA, no desenvolvimento do C3 WRC, não tem prevista a participação do francês com o C3 WRC em competição: “Não está prevista qualquer competição. Ele está interessado em pilotar o C3 WRC, pois sempre se mostrou interessado em conhecer melhor esta nova era dos WRC, e aproveitámos a ideia, que nos interessa, do ter a guiar o nosso carro, pois com a sua experiência, pode-nos ajudar a confirmar algumas coisas e dar-nos novas ideias. Estou convicto que ele será capaz de encontrar algo que será interessante explorar” disse Yaves Matton, que confirmou também que o teste será realizado antes do Rali da Alemanha, que se realiza entre 17 e 20 de agosto.

O destino é por vezes curioso, pois esta ‘ajuda’ que Loeb vai agora dar à Citroën coloca uma pedra sobre o que sucedeu depois da saída da Citroën Racing do WTCC, e a confirmação do regresso dos franceses ao WRC, pois isso contribuiu para colocar um ponto final numa das parcerias mais marcantes do desporto automóvel mundial. Após 15 épocas de ligação à marca francesa, Sébastien Loeb deixou de ser piloto da Citroën em 2016, mantendo-se no Grupo PSA, tendo-se estreado no Dakar 2016 com a Peugeot Sport. Apesar da incursão pelos Turismos, foi no WRC que Loeb verdadeiramente marcou uma era, estreando-se com um Xsara WRC oficial em 2001, já depois de ter sido campeão do JWRC com os Citroën Saxo S1600 e Kit Car. O seu extraordinário talento natural e a capacidade técnica e desportiva da Citroën Racing permitiram a Loeb dominar um extenso período no Mundial de Ralis, ao volante de modelos como o Xsara WRC, o C4 WRC e o DS3 WRC. Foi precisamente no seio da Citroën que Loeb encontrou talvez o seu mais feroz rival, Sébastien Ogier, num processo que levaria o atual tricampeão do Mundo a rumar à Volkswagen.

Quando a Citroën rumou ao WTCC, Loeb quis experimentar uma realidade completamente diferente e mostrou-se competitivo nas pistas, apesar da maior experiência dos seus companheiros de equipa ‘Pechito’ López e Yvan Muller. Na altura, Loeb disse que: “É o final de um capítulo para mim”.

Pouco depois ficou a perceber-se que nem tudo correu como desejava, e pode ter havido alguma ‘ciumeira’ por Loeb ter decidido experimentar o TT com a Peugeot: “Penso que não quiseram que continuasse por causa de ter decidido fazer o Dakar, portanto julgo ter sido uma questão de imagem entre a Citroën e a Peugeot”. Quando questionado na altura se já teria falado com a Citroën para ajudar no desenvolvimento do novo carro para 2017, Loeb revelou que não foi convidado nem nunca sequer falaram na questão: “Não penso que seja possível fazer alguma coisa, tiveram uma boa oportunidade para me terem, mas fecharam a porta. Nunca iria fazer toda a época, mas poderia ter ajudado no desenvolvimento e feito alguns ralis. Se me perguntassem, teria aceite fazer um ou dois ralis” disse Loeb na altura. Como se sabe, rumou também ao WorldRX. Agora, é um “talento único ao serviço de todas as Marcas do Grupo PSA” como revelou um porta-voz do Grupo.

Recorde-se que a PSA Motorsport é uma entidade que reúne em Versailles Satory as estruturas da Peugeot Sport, Citroën Racing e DS Performance, e que irá em breve comemorar o seu primeiro aniversário. Este centro de excelência oferece oportunidades tanto ao nível das sinergias técnicas, como no domínio desportivo, através da riqueza dos seus programas.É a oportunidade para pilotos com uma rara agilidade, como Sébastien Loeb, poderem alternar de um programa para o outro, trocando de volantes: “Com a criação da entidade PSA Motorsport, formamos agora uma grande equipa. Mesmo com o envolvimento nos rali-raids ou no Campeonato do Mundo de Ralicross com a Peugeot, trago a minha experiência à Citroën, testando o C3 WRC. Estou ansioso para voltar ao volante de um carro do WRC e avaliar a evolução tecnológica da disciplina. Os ralis continuam a ser uma paixão. De todas as disciplinas que já abracei desde a minha paragem há 5 anos, são as sensações dos ralis as que mais gosto” disse Sébastien Loeb.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
F1_4ever
7 anos atrás

Se tivesse sido o Loeb a desenvolver inicíalmente o Citroen C3 WRC de certeza que actualmente o carro seria tão competitivo como os outros WRC’s e podia lutar pela vitória em todas as provas sem os seus pilotos terem de exceder os limites, este teste que ele vai fazer agora só peca por ser tardio, será que ainda vai conseguir ajudar a Citroen esta época? ou só veremos isso no próximo ano?

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado