Campeões 2022: Kalle Rovanperä, 20 anos depois, finlandês de novo no topo do WRC
Kalle Rovanperä tornou-se no mais jovem Campeão do Mundo de Ralis de sempre, e o Mundial de Ralis de 2022 marca o regresso dos finlandeses ao topo do WRC. Depois da ‘era francesa’, de Sébastien Loeb a Sébastien Ogier, com Ott Tanak lá pelo meio, passaram 20 anos até que a Finlândia tivesse um novo ‘finlandês voador’ Campeão.
O que vai suceder daqui para a frente logo se vê, com apenas 22 anos de idade tem um futuro brilhante pela frente. Teve também a seu lado, em Jonne Halttunen, um navegador que muito o ajudou neste seu percurso.
De resto, o jovem finlandês chega ao título apenas na sua terceira temporada competindo ao mais alto nível nos ralis. Em apenas cinco anos, contando com os R5/Rally2, o finlandês chegou ao topo da pirâmide com grande brilhantismo, levando com ele uma maturidade invulgar para a idade, uma frieza única e claro, dotes muito especiais ao volante, algo com que começou a lidar ainda muito pequeno.
Desta forma, junta-se a uma longa linhagem de finlandeses voadores, que também foram Campeões do Mundo, Juha Kankkunen e Tommi Makinen, 4 títulos, Marcus Gronholm, 2, Hannu Mikkola, Timo Salonen e Ari Vatanen, com um cada: “Não penso muito na idade, mas ainda assim é especial sentir que conseguimos. Significa muito, ser campeão é o único objetivo que alguma vez tive neste desporto. Estou muito feliz por ter conseguido acabar com o hiato sem campeões finlandeses”.
Foi Campeão com todo o mérito com uma primeira metade de ano fenomenal, terminando a época com seis vitórias e oito pódios em 13 ralis. A sequência de cinco triunfos em seis ralis entre a Suécia e a Estónia foi fenomenal, teve momentos que espantou meio mundo, como a Power Stage da Croácia, mas esteve inalcançável em vários outros ralis. Fica na história a 50ª época do Mundial de Ralis. O mais jovem vencedor de sempre.