Bernardo Sousa: “Quero ver se consigo aumentar a vantagem para 40 segundos”
A fazer a sua estreia competitiva no DMACK Fiesta Trophy, a dupla Bernardo Sousa/Hugo Magalhães conseguiu, até ao momento, afastar o desconhecimento do piloto madeirense perante o Fiesta R2 em que este troféu é baseado para liderar, de forma categórica, o Rali de Portugal.
No final da manhã do segundo dia, Sousa revelou ao AutoSport que “a condução está a melhorar”, mas que precisa de tempo para se habituar a uma nova realidade:
“As coisas estão a sair com mais fluidez. Mas em algumas zonas o carro está preso. Às vezes uso o travão de mão para rodar mais o carro. Não é fácil, tenho que mudar o chip. São muitos anos com um tração às quatro rodas motrizes, e com potência, e agora tenho um motor 1.0 com tração dianteira. Estou a ir devagarinho, step-by-step.”
Bernardo Sousa diz ainda que o facto de partir mais atrás do que o habitual também é outro aspeto a considerar: “Há muitas zonas em que chego, vou para dentro do trilho, brinco um bocadinho com o acelerador para ganhar tração e acabou”, numa referência às condições do piso, naturalmente mais deteriorado com a passagem das viaturas.
Questionado sobre os aspetos que estão a fazer a diferença para os rivais, o piloto português não podia ser mais honesto: “Não faço a mínima ideia. Às vezes chego ao fim do troço e penso que viemos mal e afinal ganhámos tempo. Outras é o contrário. Não consigo perceber… O Hugo [Magalhães, co-piloto] tem mais experiência, já andou em muitos carros de tração à frente, e vai-me dando algumas dicas. Há zonas em que eu venho mais preso e ele diz-me para soltar o carro, porque lá está; com um tração às quatro tu às vezes prendes o carro, mas aceleras e ele lá vai”, afirma.
“Com estes carros tens de entrar mais ou menos depressa, mas depois soltá-los a meio para a traseira rodar. Mas há coisas que não te sei dizer, sabes? Vou andando depressa, e a tentar limpar o mais possível. Neste momento estou a ser um verdadeiro piloto de ralis, utilizando o instinto e o improviso. Não testei, portanto fiz seis passagens, que foram 30 km, no nosso Monday Test”.
Com 34,6s de vantagem sobre o segundo classificado neste DMACK Fiesta Trophy quando estão decorridas 12 PEC, o AutoSport quis saber se o piloto planeia abordar as classificativas da tarde com mais cautela para tentar preservar a vitória final:
“Da parte da tarde quero ver se consigo aumentar a vantagem para 40s, o que será um bom número. Mas se perder um bocadinho hoje não fico muito preocupado, uma vez que o rali só acaba amanhã”, replicou o piloto luso.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI