Bernardo Fernandes é o ‘anjo da guarda’ de Ogier

Por a 3 Fevereiro 2017 11:14

Bernardo Fernandes é um jovem engenheiro português, tem 26 anos, e começou a sua carreira há dez anos como aprendiz de mecânico em motos de estrada. Uma década depois, está no WRC, o seu piloto é…Sébastien Ogier.

A vida dá sempre uma voltas engraçadas, e este jovem engenheiro do Estoril, tem agora um enorme desafio pela frente. Está na M-Sport desde 2014, isto depois de ter passado pela ASM Team em 2009, onde deu os primeiros passos no desporto motorizado. Na altura analisava trajetórias, e depressa passou a ajudar os mecânicos na manutenção do Ferrari 430 GT2 da equipa. No ano seguinte foi para os ralis, mais concretamente para a ARC Sport, onde esteve até 2013. Aí, começou verdadeiramente o trabalho que a sua licenciatura de ‘Motorsport Engineering’ lhe permitia, e lidou com as afinações de um dos carros da equipa, um Citroen DS3 R3T, estreando-se esse ano no Rali de Portugal. Mas não só, pois a ARC passou a preparar cada vez mais carros e Bernardo Fernandes ampliou o espectro do seu trabalho na equipa.

Em 2014 rumou à M-Sport, o ano passado foi passado como Engenheiro do carro de Ott Tanak, mas esta temporada trouxe-lhe uma bela surpresa: Um Campeão do Mundo. Sébastien Ogier: “Quando recebi o telefonema em que me informaram que iria trabalhar com o Sébastien Ogier este ano percebi que iriam esperar muito mais de mim do que no passado, mas por outro lado fiquei também muito satisfeito porque a M-Sport estava a depositar esse nível de confiança em mim” começou por dizer o jovem engenheiro luso, que agora, teve que trocar o ‘mind set’: “Sim, teve que haver uma inversão de pensamento, pois se antes o objetivo era ganhar contra o Ogier, agora passou a ser ganhar com ele!”

Ainda é cedo para fazer um balanço desta ligação piloto/engenheiro, pois tem neste momento pouco mais de dois meses, e apenas um rali e alguns testes, mas Bernardo Fernandes já tem algo para dizer: “Como seria de esperar o Sébastien Ogier e um piloto muito profissional, pelo que rapidamente começámos a trabalhar de forma eficiente. Alguns dos meus métodos de trabalho tiveram de ser alterados para se adequarem às suas preferências, principalmente no que se aplica ao seu horário mais preenchido com compromissos com a comunicação social”, revelou. Mas trabalhar com o piloto do nível de Ogier, traz sempre coisa novas e isso aconteceu com Bernardo Fernandes: “Por muito que se tenha tido a mira no Ogier nos anos anteriores, até se começar a trabalhar com ele, não se tem noção completa da pessoa que ele é. Estava a espera de encontrar um piloto exigente (que foi algo que ele próprio logo avisou) mas surpreendeu-me muito, talvez mais a simplicidade com que ele aborda algumas decisões, de forma a poder fazer boas escolhas e minimizar riscos desnecessários” explicou o jovem engenheiro luso, que dentro de alguns meses, certamente terá bem mais para contar.

E como se sabe, a ‘relação’ começou de forma perfeita, com o triunfo no Rali de Monte Carlo: “Ganhar o rali de Monte Carlo foi algo que eu e a M-Sport, há muito sonhávamos e foi uma demonstração clara de todo o esforço que foi posto neste projeto, tanto no desenvolvimento do carro, como na escolha de pilotos e reestruturação técnica da equipa. Todo o rali foi muito intenso, tanto por ser o Rali de Monte Carlo, já de si muito complexo, como também com a preparação final dos carros novos, e o último dia mais complicado foi com a alteração das condições climatéricas. Tudo isto ajudou a que no final, ganhar o rali fosse como se um peso saísse de cima da equipa e com isso trouxe motivação extra para continuar a trabalhar para saborear estes momentos” disse Bernardo Fernandes, que tem em mãos um trabalho tão difícil quanto motivador. Para ele, e para o Miguel Cunha, que é o Mecânico-chefe do carro do francês, toda a sorte. Desta forma, percebe-se que continua a haver mão portuguesa nos triunfos de Sébastien Ogier…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
STP
STP
7 anos atrás

Quando os nossos jovens se dedicam a desenvolver as áreas para que efectivamente são formados o resultado esta a vista! Quando essa formação é um trampolim para ser “engenheiro” as parvoíces aparecem e perduram!

últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado