Balanço do WRC 2018: Luta de galos

Por a 25 Julho 2018 11:27

Com o WRC 2018 a meio a competição regressa no próximo fim de semana com um dos ralis mais interessantes do ano, a Finlândia.

Depois duma era ‘francesa’, de Sébastien Loeb e depois Sébastien Ogier, este, pela primeira vez em muito tempo está a sofrer uma pressão até aqui nunca vista.

Thierry Neuville chega a meio da época com 27 pontos de avanço para Sébastien Ogier, ficando a certeza que vamos ter uma segunda metade de época muito intensa, ninguém podendo dizer neste momento o que pode acontecer daqui para a frente. Pode falar-se numa luta de galos, bem francófona, entre um francês e um belga. No Mundial de Futebol a ‘coisa’ pendeu para França, mas no WRC, para já pende, e bem, para a Bélgica…

A estrela da época de 2018 tem sido até agora Thierry Neuville, piloto da Hyundai Shell Mobis WRT, que chegou ao meio do campeonato com um avanço para 27 pontos sobre Sébastien Ogier, líder da M-Sport. Ambos venceram três dos sete ralis até aqui realizados, mas a principal diferença faz-se pelo facto do francês não ter terminado o Rali de Portugal, na sequência duma saída de estrada.

Ao contrário do ano passado, as regras da ordem de passagem na estrada têm funcionado de forma equilibrada para os dois pilotos, ainda que as condições dos troços tenham afetado muito Ogier no Rali da Suécia, com o francês a assegurar apenas o décimo lugar, naquela que foi a pior classificação de ambos nas sete provas até aqui realizadas, se excluirmos a desistência no Rali de Portugal de Ogier.

São esses os dois ralis que estão a justificar a enorme diferença pontual entre os dois pilotos.

Este este momento, três vitórias para cada um, seis, prova, sendo que o ‘outro’ rali foi ganho por Ott Tanak, que também não terminou o Rali de Portugal, e teve também um mau resultado no Rali do México. Por isso, o estónio está 72 pontos atrás de Neuville, no terceiro lugar do campeonato.

Em termos de números, a Hyundai e M-Sport já se distanciaram significativamente das outras duas equipas, sendo que a diferença entre ambas é sensivelmente a mesma que existe no campeonato de pilotos entre Neuville e Ogier. A M-Sport começou melhor e agora é a vez da Hyundai obter resultados mais consistentes.

[rl_gallery id=”371726″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado