Audi de Grupo S vai sair do Museu e correr no Eifel Rally Festival
Nome de código, Audi 002 Quattro. Nome do ‘ficheiro’ confidencial. Projeto Desna! Eram estes os ‘códigos’ do protótipo de grupo S da Audi, um carro que tem uma história curiosa e que viu a luz do dia em completo segredo até que um curioso fotógrafo tratou de mostrar ao mundo o que na altura era um grande segredo.
Roland Gumpert, líder da Audi Sport nos seus tempos áureos dos ralis, acertou quase em segredo com Ferdinand Piech a construção e desenvolvimento do Audi que iria substituir o Audi Sport Quattro S1 E2 nos ralis, mas as tragédias da Lagoa Azul e da Córsega levaram ao fim do belo sonho que que eram os Grupos B e os projetos não viram a luz do dia. No caso deste ‘Projeto Desna’, terá sido o próprio Ferdinand Piech a autorizar Gumpert a construir secretamente o carro, e isso foi feito numas instalações na Rep. Checa, em Desna.
O carro de teste parecia-se com os Sport Quattro normais, mas tinha motor central e tudo o resto era um protótipo. Tinha o mesmo motor de 5 cilindros do Audi Sport Quattro, mas com 1000 cv. O local do primeiro testes ‘vazou’ e Gumpert voltou a colocar o carro no camião e voltou para casa. Só que encontraram uma estrada e decidiram ‘libertar’ Walter Rohrl. Reza a história que o alemão foi encontrado pela polícia local, que ouviu o som do motor. Curiosamente, os polícias, eram adeptos de ralis, conheceram-no, e guardaram o segredo.
Mas alguém fez uma foto, que foi publicada por todo o lado e Ferdinand Piech – depois de quebrado o segredo – supervisionou ele próprio a destruição dos carros até então construídos. Só que ‘alguém’ (Gumpert?) se ‘esqueceu’ de um protótipo perdido. Está hoje em dia no Museu da Audi, em Ingolstadt, só esta unidade sobreviveu ao tempo e conta apenas com 12 km no seu conta quilómetros. Mas a ‘besta’ vai sair da obscuridade em que se encontra pois o carro está previsto participar no próximo Eifel Rally Festival.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI