As equipas do WRC 2022: Hyundai Shell Mobis WRT

Por a 19 Janeiro 2022 15:18

A Hyundai Shell Mobis WRT entra na era dos Rally1 em teoria como a equipa que menos tempo teve de desenvolvimento do seu no i20, até porque o novo diretor Técnico, Christian Louriaux, parou com o que estava a ser feito com a nova versão do carro, quando chegou à equipa, e recomeçou tudo de novo. Sabendo-se da sua experiência, o que aí vem tem tudo para ser um grande carro, mas o acidente de Thierry Neuville em testes, em que destruiu o único chassis da equipa pode ter atrasado mais o programa.

Seja como for, a equipa vem de dois anos em que perdeu em quase toda a linha para a Toyota, e apesar de nada ser igual em termos técnicos, de 2021 para 2022, o tempo perdido pode fazer alguma diferença.

Nos últimos dois anos, a Hyundai não conseguiu mais do que três triunfos em cada ano, face aos 13 da Toyota, mas depois as restantes estatísticas contam uma história bem diferente: os seus pilotos são os que mais especiais venceram, mais PowerStage triunfaram e mais ralis lideraram.

A diferença esteve totalmente na fiabilidade, um desafio para este ano, já sem Andrea Adamo, que foi trocado pelo desconhecido novo Team Manager, Pablo Marcos.

Este ano, no line up sai Craig Breen, entre Oliver Solber, mantendo-se Thierry Neuville, Ott Tanak e Dani Sordo.

O ano passado terminámos a antevisão alertando para a fiabilidade, e foi exatamente por aí que a equipa quebrou. Vamos ver este ano…

Thierry Neuville

Thierry Neuville foi vice-campeão do WRC entre 2016 e 2019, mas nos dois últimos anos ficaram claros os problemas da Hyundai face à Toyota e isso refletiu-se muito nos números do belga, que venceu apenas três vezes nos últimos dois anos. Sabemos que num bom dia o belga luta taco a taco com qualquer outro piloto, em 2022, com a saída de Ogier, torna-se no mais experiente piloto do WRC que corre a tempo inteiro, e por isso se o i20 Rally1 e a equipa estiverem à altura da Toyota e da Ford, terá de se contar com Neuville para o que se espera ser um campeonato muito aberto.

Ott Tanak

Quem se recorda do WRC 2019 sabe bem o que Ott Tanak é capaz. Mas isso foi na Toyota, ficando claro que a sua passagem para a Hyundai não correu bem. A adaptação ao i20 esteve longe do ideal, mas todos sabemos que o estónio vale muito mais do que dois triunfos em dois anos, quando em 2019 venceu seis ralis. Ou quatro em 2018.

Portanto, a adaptação ao novo carro é para todos, ninguém parte à frente, e se falarmos em talento natural, Tanak é o grande favorito ao título de 2022. Só que, tal como sucedeu nestes dois anos, há muito mais que tem de correr bem para que isso possa suceder.

Oliver Solberg

O filho de Petter Solberg é um dos jovens talentos mais excitantes do atual WRC, tem vindo a fazer o seu caminho, mas ainda tem tudo para provar no WRC. Desde 2019, o jovem de 20 anos competiu no WRC3, WRC2 e WRC, bem como no ERC, e tem mostrado bom ritmo e potencial. Fez quatro ralis com o Hyundai i20 Coupe WRC em 2021, e este ano partilha um terceiro Hyundai com Dani Sordo. É ainda muito irregular, teve vários acidentes, mas já alcançou um quinto posto em 2021, no Rali de Monza. O desafio este ano é fazer bem melhor…

Dani Sordo

A última vez que Sordo disputou todo o campeonato foi em 2017, já com a Hyundai. Desde aí tem feito cerca de dois terços do campeonato, mas continua a ser um piloto muito útil pela experiência e rapidez. Em 2021 já não venceu qualquer prova, ao contrário do que sucedeu nos anos anteriores, 2019 e 2020. Já disse que este deve ser o último ano da sua carreira, vamos ver como se adapta aos híbridos, ele que já corre no WRC desde 2005. Vai partilhar o carro com Oliver Solberg, e se o jovem sueco ‘engrenar’ o programa de Sordo deve diminuir. Vamos ver…

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