Akio Toyoda (Pres. TGR): “os ralis são o melhor lugar para fortalecer as pessoas e os automóveis”
O Toyota GR Yaris Rally2 fez a sua estreia competitiva no WRC este fim de semana. Sami Pajari e Enni Mälkönen (Printsport) foram a equipa mais bem colocada no final, em 12º lugar da geral e quinto na classe RC2. Para Akio Toyoda (Presidente da TGR-WRT) “O início da nossa oitava época do WRC foi um novo passo para a Toyota Gazoo Racing WRT. Há nove anos, a 15 de janeiro de 2015, anunciei o regresso da Toyota ao WRC e expliquei o seguinte: “Os Ralis são o melhor lugar para fortalecer as pessoas e os automóveis, porque é um desporto em que se compete com carros baseados em veículos de produção nas estradas que os nossos clientes utilizam no seu dia a dia. Gostaríamos de regressar ao WRC para fabricar carros cada vez melhores e para fazer sorrir muitas pessoas”.
Após sete épocas, conseguimos oferecer mais duas opções aos nossos clientes, para além do GR Yaris que lançámos em 2020. A primeira são as duas edições especiais supervisionadas pelos campeões do WRC: GR Yaris Sébastien Ogier Edition e GR Yaris Kalle Rovanperä Edition. Não se trata apenas de modelos comemorativos. Os dois campeões mundiais estiveram envolvidos no desenvolvimento e alcançaram o sabor que pretendiam. A edição de Kalle permite fazer donuts, que também estou ansioso por experimentar.
A edição do Seb tem o “modo Morizo”. O “tempero” que Seb alcançou durante o desenvolvimento foi o mesmo de que gostei. Devia ter-se chamado “Modo Seb”, mas graças ao favor do Seb, o meu nome foi utilizado. Obrigado, Seb!
E o segundo é o GR Yaris Rally2. O Rallye Monte-Carlo foi a primeira competição para o nosso Rally2 e tivemos quatro equipas de clientes em prova. Gostaria de expressar o meu sincero agradecimento a todas as equipas que aceitaram novos desafios com carros de capacidades desconhecidas.
O primeiro GR Yaris Rally2 no Japão está programado para ser entregue a Morizo, “um homem comum que adora carros”. Quando for entregue, vou experimentá-lo de imediato e ver se há alguma coisa que possamos melhorar. Depois, o carro será alugado a um cliente no Japão para participar no Campeonato Japonês de Ralis.
Para ter os carros de Rally2 prontos para Monte Carlo e para a primeira ronda do JRC, os membros da equipa na Finlândia têm trabalhado arduamente. Estou aliviado por os quatro carros terem concluído o rali na sua ronda de estreia. Isto é apenas o começo. Temos de continuar a tentar melhorar o carro em si e o sistema de apoio para nos tornarmos o produto a escolher pelos clientes. Estou certo de que a equipa continuará a envidar esses esforços.
Para a Toyota Gazoo Racing, o WRC não é apenas uma competição para ganhar. Competimos no WRC para criar carros cada vez melhores e fazer sorrir mais pessoas. As alegrias e desilusões que experimentamos ao longo dos 85 eventos realizados até agora aproximaram-nos ainda mais dos carros para os nossos clientes.
Este é um passo muito importante. Não pudemos celebrar a vitória desta vez, mas a condução de três Rally1 e quatro Rally2 irá certamente levar-nos a eventos futuros.
Confio que Jari-Matti irá liderar a equipa como nos anos anteriores para continuar a trabalhar arduamente e fazer da época de 2024 um grande ano.”