“Acredito que 2016 vai ser um bom ano para mim e para a equipa”

Por a 31 Dezembro 2015 08:53

Dani Sordo tem mais de 100 ralis do WRC no seu currículo, é hoje em dia um dos mais experientes na competição. A sua carreira começou no motocross, passou pelo karting depois pela Montanha. Sordo foi para os ralis em 2001, esteve vários anos como companheiro de equipa de Sébastien Loeb na Citroën, com o que isso teve de bom e mau, obteve até aqui 38 pódios, mas só um triunfo, em 2013, pela Citroën, na Alemanha, pouco antes de rumar à Hyundai Motorsport. Foi segundo na dobradinha da equipa, na Alemanha 2014, e espera ter agora carro para voltar a vencer…

O que esperas para o futuro próximo?

Estou muito motivado e ansioso pela nova época. Tivemos uma temporada razoável este ano, mostrámos boa velocidade, e em muitos ralis a nossa classificação não fez jus ao nosso andamento durante a prova. Temos trabalhado muito para mostrar do que somos capazes. Vamos para 2016 com vontade de lutar pelos lugares da frente, e espero que pelas vitórias. Tenho muita fé na nova geração do i20 WRC, que surge com uma filosofia completamente diferente do que estivemos habituados até aqui. Melhor e mais rápido, com um bom motor e chassis. Por isso acredito que 2016 vai ser um bom ano para mim e para a equipa”

Onde está a maior diferença do carro atual para o novo?

É um carro totalmente diferente, tem uma suspensão nova, é mais comprido e tem um comportamento muito diferente. Já deu para perceber que no asfalto é mais rápido mas na terra ainda não deu para tirar grandes conclusões. Desde o teste na Finlândia para cá já evoluímos a suspensão, o motor, mas como é lógico há que trabalhar… O motor é mais linear em tudo, tem mais binário. Temos um longo caminho pela frente, claro que o carro vai evoluir de prova para prova, mas já para o Monte Carlo é difícil de ter uma ideia porque as condições mudam de troço para troço e não é fácil tirar conclusões nestas condições. Não sei se será preciso esperar pela Argentina como disse o Michel (Nandan). Na Suécia também não dará para ver, talvez o México. Tudo o que temos vindo a fazer é para dar passos em frente, mas até vir o primeiro rali não sabemos bem como estamos…

Não há primeiro piloto?

Quanto à hierarquia dos pilotos têm que perguntar ao Michel (Nandan) mas a verdade é que temos que dar sempre o máximo. Por vezes, não estar nomeado até possibilita estarmos um pouco mais à vontade para arriscar, porque quem pontua está sempre mais condicionado pelo facto de ter que obter pontos.

O ano passado disseste que querias estar sempre à frente dos teus colegas de equipa, e com este novo carro?

Sim, quero ficar à frente deles! Os colegas são sempre uma boa referência e os primeiros que queremos bater… todos eles são rápidos e isso é bom.

Tens alguma referência de tempos entre o carro deste ano e o novo i20 WRC?

É um pouco mais rápido, há sítios em que é melhor que o outro, muito mais reativo, como era o C4, se conseguir fazer o mesmo que fiz com o C4 era bom. Requer outro tipo de pilotagem, é mais comprido, mais baixo…

Tens motor novo, caixa de velocidades desenhada expressamente para este modelo, o que achas ser mais importante no novo carro?

Potência, transmissão…

Claramente a grande melhoria é no motor, tens mais potência, o torque é maior, mais curva de utilização do motor e a tração também é melhor, não muito, mas está melhor. Acho que 2016 vai ser um ano muito interessante.

Em que tipo de piso pensas que o carro vai ser melhor?

Creio que em asfalto ‘puro’ seco, como por exemplo na Catalunha, vão ver uma grande diferença. Em terra ainda não testei o que queria, não posso dar ainda grandes conclusões. Em asfalto fizemos mesmo uma comparação direta entre o carro deste ano e o novo. Na terra sinto que passamos melhor por cima de tudo, a tração é melhor…

Que resultados gostavas de obter até ao fim de 2016?

Penso que ganhar ralis seria bom. Estamos motivados, há cinco ralis de asfalto, vamos ver.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado