WRC: 20º Aniversário da ligação M-Sport/Ford
Hoje, 18 de novembro, cumpre-se o 20º aniversário da ligação de Malcolm Wilson à Ford. Há 20 anos, a empresa de Wilson, a Malcolm Wilson Motorsport baseava-se em Threlkeld Leys, a sul de Cumbria, perto da cidade de Cockermouth, onde eram situadas as oficinas, perto da casa dos Wilson. Os pilotos em 1997 foram Carlos Sainz, que manteve o patrocínio da Repsol, e Armin Schwarz. O único membro da antiga Ford em Boreham que foi para Cumbria, tratou-se do engenheiro David Hudson. Nas oito semanas seguintes, ajudou a desenvolver o Ford Escort, que foi homologado e colocado a correr no Monte Carlo sob as novas regras dos World Rally Car. A empresa passou imediatamente a chamar-se M-Sport, e pouco depois deu-se a mudança para Dovenby.
A Ford, como equipa oficial despediu-se dos ralis no final de 2012. Depois de 308 ralis, 82 vitórias, três títulos de Construtores (1979, 2006 e 2007), dois títulos de pilotos (1979 Bjorn Waldegaard e 1981 Ari Vatanen) e 315 pódios, a Ford retirou-se a nível oficial do WRC deixando para trás um enorme legado de sucessos. Desde o início de 1997 que a M-Sport de Malcolm Wilson colocava a correr os Ford oficiais (a ligação começou a 18 de novembro de 1996), e depois de várias ‘ameaças’, concretizou-se mesmo a saída definitiva.
Mas os Ford não desapareceram do panorama do WRC, já que a Ford manteve o apoio técnico e Malcolm Wilson colocou de pé uma equipa semi-oficial, que se mantém até hoje. Entre 2013 e 2015 não obtiveram vitórias, e registaram apenas dez pódios. Fica a efeméride. Recorde algumas imagens do percurso da equipa nestes 20 anos.
Martin Holmes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI