VÍDEO: Making of WRC TV
É já na quinta-feira que tem início o Mundial de Ralis de 2008. Se é adepto, pode encontrar toda a actualidade noticiosa aqui no nosso site, que irá seguir as provas a par e passo, e, paralelamente, através do site oficial da competição, o wrc.com, que este ano se apresenta completamente renovado e – uma boa notícia – grátis, com todos os conteúdos “abertos” para os adeptos.
Assim, pode seguir todas a incidências “visuais” das provas, já que, diariamente serão colocados os vídeos com os melhores momentos da acção. Para que perceba melhor como funciona toda a logística da WRC TV, nada melhor que um vídeo explicativo de como tudo se processa.
Resumidamente, tudo começa uma semana antes de cada rali, com uma equipa da WRC TV a fazer o reconhecimento dos troços de ponta a ponta, de modo a escolher os melhores locais para a filmagem da acção, não só em terra, como também no ar, já que grande parte do material conseguido pelas equipas da WRC TV provém de filmes captados por câmaras instaladas em helicópteros.
As câmaras onboard garantem que todos os incidentes são “apanhados”, e a utilização de mini-câmaras possibilita imagens que não poderiam ser conseguidas com um operador, já que estas câmaras são colocadas na estrada. Os finais de troços são igualmente locais preferenciais para a presença de jornalistas e operadores de câmara, que quase nem esperam que os pilotos tirem os respectivos capacetes, para os questionar sobre as incidências do troço.
As cassetes com as imagens são passadas em plena especial para “estafetas”, que se deslocam de helicóptero, ou por meios “terrestres”, de modo a poderem ser visualizadas e editadas a tempo de “entrar” nos noticiários, nos finais dos dias de prova, bem como para a montagem do resumo do dia. A cada dia, em média, são conseguidas cerca de 100 cassetes, o que resulta aproximadamente em 900 horas de imagens, das quais sairá um resumo de…30 minutos.
Em paralelo, é utilizado o “Virtual Spectator”, um programa que “concebe” imagens virtuais de todos os concorrentes e troços. O resultado, é o que todos vimos através do Eurosport, cujas “emissões” relativas ao WRC, que começam já na quinta-feira. Veja o vídeo:
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “41126” != “” ){
ran_number += “_” + “41126”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe41126’).append(‘
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI