Verdadeiro Monte Carlo começou esta tarde
Afinal, desde o início do dia de ontem, o que se assistiu foi a um rali de asfalto, normalíssimo, mas o que se passou hoje na sétima e oitava especiais foi algo semelhante ao que muitas vezes enriqueceu a história do Rali de Monte Carlo. Pilotos a rodar com pneus completamente desadequados ao piso, e, consequentemente, grandes alterações na classificação de troço para troço.
A neve começou a cair no final da manhã em St Jean en Royans – Font d’Urle e Cimetière de Vassieux – Col de Gaudissart, que no seu total perfaziam 47 quilómetros, e na segunda passagem o que se assistiu foi uma verdadeira lotaria pois os pilotos optaram pelas mais díspares escolhas de pneus, desde slicks a pneus com pregos, o que resultou, obviamente, em grandes mudanças na tabela da geral. Basta olhar para a listagem mais abaixo, a classificação após a PE6 e depois da PE 8, para se perceber a verdadeira extensão do drama.
Hanninen e Solberg caem seis posições
O anterior líder, Juho Hanninen, que chegou a St Jean en Royans com 51.5s se avanço para Petter Solberg, caiu para sexto…a 2m35.7s do novo líder Bryan Bouffier, que antes deste troço distava 1m37.6s. Só por aqui se percebe o que significa a entrada na já de si complicada equação da neve e do gelo. Mas não só, pois Petter Solberg caiu de segundo para sétimo, enquanto Freddy Loix teve mais sorte e manteve a posição, mais ou menos com a mesma distância que tinha anteriormente para o líder, só que agora os seus principais adversários são Bryan Bouffier e François Delecour, que vinte anos depois de ter perdido o Rali de Monte Carlo nos últimos quilómetros da derradeira especial, em 1991, tem agora uma grande oportunidade de, aos 48 anos, vingar essa derrota.
Estas duas especiais tiveram o condão de baralhar por completo as contas, e com cinco especiais pela frente, condições meteorológicas semelhantes às desta tarde e duas passagens pelo Turini, estão finalmente reunidas as condições para uma segunda metade do Rali de Monte Carlo de exceção, e com nada mais nada menos que sete candidatos à vitória, pois apesar de estar a quase quatro minutos do líder, com condições semelhantes às de hoje, nada é impossível e nisso mesmo reside a ‘beleza’ e o misticismo do Rali de Monte Carlo.
Após PE 6
1º Hänninen J. – Markkula M. 1 Škoda Fabia S2000 1:36:19.6
2º Solberg P. – Patterson C. 2 Peugeot 207 S2000 +51.5
3º Loix F. – Miclotte F. 5 Škoda Fabia S2000 +1:02.1
4º Sarrazin S. – Renucci J. 8 Peugeot 207 S2000 +1:04.0
5º Kopecký J. – Starý P. 3 Škoda Fabia S2000 +1:37.0
6º Wilks G. – Pugh P. 10 Peugeot 207 S2000 +1:37.4
7º Bouffier B. – Panseri X. 4 Peugeot 207 S2000 +1:37.6
8º Delecour F. – Savignoni D. 6 Peugeot 207 S2000 +2:15.1
9º Vigion J. – Yvernault E. 23 Peugeot 207 S2000 +4:09.4
10º Maurin J. – Ural O. 21 Ford Fiesta S2000 +4:54.8
11º Vouilloz N. – Veillas B. 7 Škoda Fabia S2000 +5:17.2
12º Betti L. – Mattioda A. 22 Peugeot 207 S2000 +6:11.2
13º Gardemeister T. – Tuominen T. 11 Peugeot 207 S2000 +6:18.9
14º Basso G. – Dotta M. 16 Peugeot 207 S2000 +7:20.9
15º Caffi A. – Peroglio R. 24 Škoda Fabia S2000 +7:59.7
Após PE 8
1º Bouffier B. – Panseri X. 4 Peugeot 207 S2000 2:14:38.8
2º Delecour F. – Savignoni D. 6 Peugeot 207 S2000 +28.0
3º Loix F. – Miclotte F. 5 Škoda Fabia S2000 +1:05.5
4º Wilks G. – Pugh P. 10 Peugeot 207 S2000 +1:20.5
5º Sarrazin S. – Renucci J. 8 Peugeot 207 S2000 +1:41.1
6º Hänninen J. – Markkula M. 1 Škoda Fabia S2000 +2:35.7
7º Solberg P. – Patterson C. 2 Peugeot 207 S2000 +3:49.1
8º Vouilloz N. – Veillas B. 7 Škoda Fabia S2000 +5:31.0
9º Gardemeister T. – Tuominen T. 11 Peugeot 207 S2000 +7:42.7
10º Kopecký J. – Starý P. 3 Škoda Fabia S2000 +7:51.7
11º Basso G. – Dotta M. 16 Peugeot 207 S2000 +9:15.9
12º Caffi A. – Peroglio R. 24 Škoda Fabia S2000 +9:23.4
13º Gonon F. – Arlettaz-Schmidly S. 35 Subaru Impreza STi +10:11.0
14º Maurin J. – Ural O. 21 Ford Fiesta S2000 +10:43.2
15º Vigion J. – Yvernault E. 23 Peugeot 207 S2000 +17:33.8
16º Campana P. – de Castelli S. 66 Renault Clio R3 +19:52.9
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