Toyota Auris S2000 homologados a tempo do Rali da Austrália
Dois desses carros foram inscritos no Rali da Austrália, e serão pilotados por Neal Bates e Stewart Reid.
As dificuldades surgiram porque as regras da FIA argumentam que apenas um projecto de Super 2000 baseado no modelo básico pode ser aprovado internacionalmente. No caso do Auris, os desenhos das versões de competição utilizadas na África do Sul e Austrália são ligeiramente diferentes e a FIA procurou maneiras de permitir que ambos os desenhos fossem aceites.
O Conselho Mundial do Desporto Automóvel de Junho deu luz verde à ideia de que automóveis produzidos em diferentes locais poderiam ser considerados em conjunto para efeitos de homologação. A solução final passou pela homologação internacional da versão sul-africana, ao passo que a australiana apenas terá permissão para competir no Campeonato da Ásia e Pacífico.
O director de competição da Toyota da África do Sul, William Haddad, afirmou que “na realidade, tudo não passou de um pormenor técnico; as diferenças entre os carros Super 2000 são sempre muito discretas e algumas alterações recentes em termos de design para a suspensão traseira tornaram-nas ainda menores”.
Neal Bates, que tem sido responsável pelo desenvolvimento destes veículos na Austrália, mostrou-se muito contente com este desenlace: “Eu só vou acreditar que está acontecer quando começar o rali da Austrália! A incerteza tem sido um pesadelo para nós”.
O anterior Toyota Corolla foi o primeiro projecto mundial de um carro Super 2000, mas a homologação desse modelo também enfrentou grandes atrasos, já que esta foi a primeira vez que a FIA teve a oportunidade de avaliar o modo como os regulamentos Super 2000 poderiam ser tratados na prática.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI