Tímido arranque no CPR
Igualando o registo de há um ano, a lista de presenças do inaugural Rali Torrié fica-se pelos 27 concorrentes, o que não sendo desprestigiante, constituiu, ainda assim, fundado motivo de preocupação. “Trabalhamos muito e com grande sacrifício para que esta prova pudesse oferecer o maior retorno possível aos patrocinadores. Contudo, há situações que nos ultrapassam e para as quais somos impotentes”, desabafou Fernando Baptista, o histórico dirigente do Targa Clube.
Bruno favorito
Liderando a curta lista (é a segunda vez em 35 anos que fica aquém das 30 equipas), Bruno Magalhães parte uma vez mais como principal favorito num rali que onde coleccionou vitórias nos dois últimos anos: “Estou ansioso por voltar a correr novamente. As saudades da competição são grandes, tal como as de correr novamente em pisos de terra”, garante o Bicampeão Nacional. “A presença em todo o Campeonato não depende de mim. Mas o objectivo em cada rali que participar vai ser o de vencer e ganhar dez pontos”, avisou.
Face à ausência de José Pedro Fontes, após o abandono da Fiat, a principal oposição virá agora de Vítor Pascoal, no outro Peugeot 207 S2000. “Vai ser um rali muito complicado, pois o projecto da nossa participação no Campeonato só foi confirmado em cima da hora e dificilmente terei tempo para testar o carro antes do rali. É um inconveniente, pois já não andamos em terra desde Junho. Mas estou motivado e espero lutar por um dos lugares do pódio”.
Produção alargada
Sem saber ainda qual o Subaru Impreza com que vai estar à partida – se o mais limitado N12 que utilizou no ano passao, se o mais evoluído N2009 que a ARC adquiriu este ano à Prodrive -, Adruzilo Lopes garante apenas que tudo vai fazer para defender o seu título de Produção. “Num ou noutro carro, tudo farei para lutar pela vitória no Grupo N. O que vier a mais será bem-vindo. Contudo, só tenho nesta altura orçamento para a primeira metade da época”, lamentou.
Por sua vez, Fernando Peres renova a aposta no Mitsubishi Lancer Evo IX, “um carro muito fiável, no topo da maturidade, mas que infelizmente não chega para os S2000. Aliás, vamos para esta prova preparados levar dois segundos por quilómetro para os Peugeot”.
Reforçam ainda o contingente dos Grupo N os Subaru Impreza de Pedro Meires e Nuno Barroso Pereira e o Mitsubishi Evo IX do Campeão dos Açores, Ricardo Moura, enquanto Ricardo Teodósio, confrontado com a falta de apoios, decidiu apostar no Citroen Saxo do irmão, “que só por uma vez guiei em terra”.
CPR2 em estreia
De resto, a principal novidade deste ano é a instituição de um novo Campeonato 2 Litros/2 Rodas Motrizes (vulgo, CPR2), com base nos seis ralis continentais. Primeira nota para o facto de Pedro Leal, um dos favoritos no Fiat Stilo Multijet, não ter ainda garantida a sua presença no rali inaugural: “A inscrição é condicional, faltando-me ainda os apoios para poder afirmar que vou estar à partida”. Assim, é no Seat Leon FR TDI de Francisco Barros Leite que estão concentradas as principais atenções, até para se perceber onde situa o carro espanhol, debutante nos troços de terra, face à restante concorrência. “Quero vencer e estou com muita vontade de fazer um bom rali e uma boa temporada”, afirmou.
Liderando o curto pelotão dos C2 (seis equipas), Paulo Antunes admite que o novo R2 Max poderá ser “cerca de um segundo e meio por quilómetro mais rápido que o de Troféu”. No entanto, o piloto de Fafe rejeita a possibilidade de lutar pelo título do novo Campeonato: “De forma nenhuma. Tenho estrutura, equipa e carro para isso, mas não tenho orçamento”. Dentro da competição luso-francesa, terá Frederico Gomes, Paulo Neto e o regressado Armando Oliveira como principais adversários.
De resto, e ainda dentro do CPR2, engrossam ainda a lista o Renault Clio S1600 de Carlos Matos e o estreante Clio R3 de Manuel Inácio.
PROGRAMA
Sábado, 7 de Março
Partida/Póvoa de Lanhoso/Pódio 15h30
Reagrupamento/Póvoa de Lanhoso 15h35
PE 1 – Super Especial/Maria da Fonte (1,10 km) 15h43
Reagrupamento/Largo da Feira 15h50
Parque de Assistência/Largo da Feira (30m) 15h55
PE 2 – Arcas/Rendufinho 1 (6,40 km) 16h40
PE 3 – Serzedelo/Anissó 1 (6,86 km) 17h05
PE 4 – Arcas/Rendufinho 2 18h10
PE 5 – Serzedelo/Anissó 2 18h35
PE 6 – Super Especial/Terra de Ouro (2,60 km) 19h15
Parque de Assistência/Largo da Feira (45m) 19h25
Chegada/Parque Fechado 20h15
Domingo, 8 de Março
Partida/Póvoa de Lanhoso 08h45
Parque de Assistência/Vieira do Minho (10m) 09h10
PE 7 – Agra/Serradela 1 (13,63 km) 09h48
PE 8 – Salamonde/Serradela 1 (15,67 km) 10h25
PE 9 – Espindo/Agra 1 (15,95 km) 10h58
Reagrupamento/Vieira do Minho 11h40
Parque de Assistência/Vieira do Minho (30m) 11h52
PE 10 – Vieira do Minho 1 (1,40 km) 12h33
PE 11 – Agra/Serradela 2 13h02
PE 12 – Salamonde/Serradela 2 13h32
PE 13 – Espindo/Agra 2 14h00
Reagrupamento/Vieira do Minho 14h42
PE 14 – Vieira do Minho 2 14h55
Parque de Assistência/Vieira do Minho (20m) 15h05
Reagrupamento/Vieira do Minho 15h30
Chegada/Vieira do Minho 15h50
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